MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Área com soja transgênica cresce em Mato Grosso e chega a 70% da safra


Plantio de áreas com soja transgênica atingiu 4,9 milhões de hectares.
Em 2010/11 estado utilizou 3,7 milhões de hectares para os OGM.

Leandro J. Nascimento Do G1 MT

Plantio da soja finalizou em MT (Foto: Leandro J. Nascimento / G1)Área com soja transgênica chegou a 70% de safra
(Foto: Leandro J. Nascimento / G1)
Cresceu a área destinada à soja transgênica em Mato Grosso. Na safra 2011/12 foram ocupados com os Organismos Geneticamente Modificados 70% dos 6,98 milhões de hectares reservados à cultura. Na prática, foram semeados 4,9 milhões de hectares, segundo identificou o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). Em 2010/11, a transgenia estava presente em 57% das lavouras, ou 3,7 milhões de hectares.
Para o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho em Mato Grosso (Aprosoja), Carlos Fávaro, a utilização da soja transgênica pode aprimorar o desempenho da lavoura. “A biotecnologia vai trazer avanço de produtividade, o que não vemos com tanta capacidade na convencional, pois ela está chegando no limite”, declarou o representante, ao G1.
"A biotecnologia é fundamental e veio para ficar. Certamente a expansão é natural. É isso que vai garantir o acesso ao alimento", frisou ainda Carlos Fávaro. Atual campeão na produção de soja, Mato Grosso é o estado que mais produz o grão. Somente para esta safra, os agricultores devem ser responsáveis pela introdução de 22,1 milhões de toneladas de soja no mercado, conforme a estimativa do Imea.
Em Sorriso, a 420 quilômetros de Cuiabá, o produtor Laércio Pedro Lenz apostou na utilização da soja modificada geneticamente. A área de aproximadamente 900 hectares é ocupada com os chamados OGMs. Para ele, a soja transgênica permite o melhor manejo. "Com a transgênica o manejo é mais fácil, como o controle da erva daninha. É a variedade com resistência ao glifosato", pontuou o agricultor, que também preside o Sindicato Rural da cidade.
De acordo com Lenz, estima-se que 70% das áreas destinadas à soja em Sorriso sejam ocupadas também pela transgênica. Mas apesar do crescimento da área de soja em Mato Grosso, o setor produtivo fala em manter também a área convencional, conforme explica o presidente da Aprosoja, Carlos Fávaro.
"É claro que Mato Grosso tem que usar uma única oportunidade. De manter parte de sua produção convencional para atender nichos de mercado. Paraná e Rio Grande do Sul são 100% transgênicos. Nossos dois maiores competidores mundiais, a Argentina e Estados Unidos, também. Se tivermos de 20% a 30% com convencional, certamente vamos atender um nicho na Europa. Mas o mercado vai precisar remunerar muito bem esses produtores", frisou Fávaro.
Em nível Brasil
O crescimento da transgenia em Mato Grosso também acompanhou o cenário brasileiro. No ano passado, a área com os OGMs no país evoluiu em 20%, ou 4,9 milhões de hectares a mais. Em todo país, foram plantados 30,3 milhões de hectares.
A soja transgênica ocupou 20,6 milhões de hectares, seguida pelo milho com 9,1 milhões de hectares e o algodão, 600 mil hectares, segundo o Serviço Internacional para a Aquisição de Aplicações em Agrobiotecnologia (ISAAA).
Para o diretor-executivo da Associação Brasileira dos Produtores de Grãos Não Geneticamente Modificados (Abrange), Ricardo Sousa, dois fatores podem ter contribuído para o avanço das culturas transgênicas, a exemplo da soja: a falta de sementes convencionais e a busca do produtor pelo aperfeiçoamento.
Mas conforme o dirigente, optar por culturas convencionais é obter vantagens, como o não pagamento de royalties pelo uso das sementes. "Não somos contra nenhuma tecnologia. Mas os produtores [convencionais] enxergam nos não transgênicos uma possibilidade de acesso ao mercado, competitividade em relação aos vizinhos Estados Unidos e Argentina, que também têm soja", frisou Sousa.
Para a coordenadora adjunta do Instituto Centro de Vida em Mato Grosso (ICV), Karin Kaechele, é preciso ver a evolução da área transgênica com ressalvas. "É mais pelo lado social, uma escassez de sementes não transgênicas. O risco de não se ter a opção não transgênica. Sabemos também dos problemas de ficar dependendo de uma companhia. Mato Grosso poderia se destacar por uma produção de soja não transgênica", manifestou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário