MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Agrotóxico em palma forrageira causa a morte de animais na PB

Agricultores estão usando veneno para combater a cochonilha do carmim.
Muitas vacas morreram após se alimentar da planta.

Do Globo Rural

Agricultores de Boa Vista, na Paraíba, estão usando agrotóxico para combater a cochonilha do carmim, uma praga que ataca a palma forrageira. O problema é que muitos animais estão morrendo depois de comer a planta. Os primeiros exames indicam que a causa tem sido o excesso de veneno.
O criador Oton Lacerda, que tem fazenda em Boa Vista, na região do Cariri paraibano, perdeu 13 vacas. “Uma caia por cima da outra e batia nas paredes”, diz.
Na época de seca os animais se alimentam quase que exclusivamente da palma forrageira, que vem sendo tratada com agrotóxicos para tentar acabar com a cochonilha do carmim. Os exames que comprovam que as mortes foram provocadas pela ingestão de agrotóxicos foram realizados pela Defesa Agropecuária do estado.
“Não é a cochonilha que mata. Pode ser algum produto. Por isso, antes de fornecer qualquer alimento, o criador deve procurar técnicos para ser orientados principalmente com relação ao uso de agrotóxico”, orienta Antônio Neto, veterinário da Defesa Agropecuária.
Dez bovinos morreram com os mesmos sintomas em outra fazenda do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário