MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Agricultores começam o plantio do milho e do feijão no sul do CE


Sementes foram distribuídas pelo governo do estado.
Produtores têm até o final de outubro para pagar 50% do valor da semente.

Do Globo Rural

O nevoeiro sobre a serra é sinal de mais chuva no sertão. Os campos estão verdes, a pastagem do gado melhorou e os moradores voltaram a frequentar as roças.
O agricultor José Macedo, de Nova Olinda, região sul do Ceará, começou a plantar cheio de esperança. Usando uma matraca, o trabalhador rural aproveita a umidade e semeia o milho nos três hectares que preparou.
Em outra localidade, um trator é utilizado para o plantio de milho direto. Em vez dos 3.700 quilos por hectare no plantio convencional, nesta modalidade o agricultor pode chegar a colher até cinco mil quilos do grão por hectare. O agricultor Jardel Alencar faz o experimento em 50 hectares. “O plantio direto leva vantagem porque aguenta mais estiagem do que o plantio convencional”, garante o agricultor.
Os agricultores que recebem as sementes dentro do Programa Hora de Plantar assumem com o governo do estado um compromisso. Eles têm prazo até o final de outubro para pagar 50% do valor da semente.
“Se adotar algum mecanismo de prática de convivência com o semi-árido, ele tem uma redução de 10%. Se comprovar que não praticou nenhum tipo de queimada, ele tem uma redução de 30%. Ao final, ele acaba contribuindo com um retorno de apenas 10% do valor que recebeu”, explica Nelson Martins, secretário de Desenvolvimento Agrário do Ceará.
No Ceará, cada região tem uma data diferente para a distribuição de sementes. Depende do início da época de chuvas em cada uma delas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário