MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Abertura do mercado chinês anima criadores de suínos de SC


Santa Catarina é o maior produtor e exportador de carne suína do país.
Produção chegou a 142 toneladas no mês de janeiro.

Do Globo Rural

Os frigoríficos brasileiros autorizados a exportar carne suína para a China começam a fazer os embarques com regularidade. Por enquanto, o volume ainda é pequeno. Boa parte da cadeia produtiva do oeste de Santa Catarina está envolvida nas vendas para o mercado chinês.
O estado é o maior produtor e exportador de carne suína do país. Por um longo período, o setor vive uma instabilidade no mercado. A baixa remuneração e os altos custos levaram muitos produtores a abandonar a atividade.
A abertura do mercado chinês anima os criadores e a indústria. Nesta primeira etapa, 35 propriedades foram certificadas para produzir exclusivamente para a China. Os produtores foram treinados pela indústria que controla e fiscaliza todo processo.
A indústria também preciso se readequar para receber a aprovação do mercado chinês. Nos dias de abate, que acontecem duas vezes por mês, a unidade trabalha somente com os produtos que vão para a China. A carcaça do animal recebe uma etiqueta de identificação para dar sequência ao processo de rastreabilidade, principal exigência dos chineses.
“A gente consegue através das cargas comprovar toda a rastreabilidade em toda cadeia até chegar ao produto embalado”, diz Antônio Wanzuit, gerente do frigorífico.
No mês de janeiro a produção chegou a 142 toneladas. No processo há também a fiscalização no serviço de inspeção federal do Ministério da Agricultura. A unidade de Chapecó, aprovada pela China, exporta 31% da produção. O maior volume vai para a Ucrânia; mas com a entrada da China a uma nova perspectiva, já que o mercado é considerado promissor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário