MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Volta da chuva traz expectativa de recuperação da soja no RS


Chuva também possibilitou plantio onde o cultivo do grão estava atrasado.
Mas a água chegou tarde para as lavouras de milho.

Do Globo Rural
O acumulado de chuva do final de semana no Rio Grande do Sul, que caiu principalmente em municípios entre o centro e o norte do estado, foi significativo e renovou a disposição dos agricultores.
A chuva, que começou na sexta-feira (20), estendeu-se pelo final de semana e mudou a paisagem. No domingo (22), foram registrados mais de 40 milímetros. A expectativa é que o volume contribua para recuperar as plantações de soja. “A planta de soja tem essa capacidade de se recuperar. Se ela está estabilizada, mas enraizando, o produtor tem ainda a possibilidade de conseguir uma produtividade”, explica o agrônomo Jorge Vargas.
O solo úmido sobre a palhada é sinônimo de alegria para o agricultor Décio Teixeira, que poderia ter perdido 400 hectares de soja pela falta de chuva. As plantas estão em fase de floração, período em que a água é mais importante.
A chuva também possibilitou o plantio da soja em algumas áreas onde o cultivo estava atrasado por causa da estiagem. Em outra propriedade da região os 240 hectares que começaram a ser semeados podem ter uma boa produção no ciclo tardio.
Mas a chuva não foi abundante em todos os municípios. Em Tupanciretã, aonde as perdas com a estiagem chegam a R$ 65 milhões, choveu menos de dez milímetros.
A água chegou tarde para as lavouras de milho e as perdas são grandes. Mesmo com a volta da chuva, não deve haver recuperação das plantações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário