MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Volta da chuva causa otimismo aos agricultores do semiárido do PI


Em Agricolândia é feito principalmente cultivo de mandioca, arroz e milho.
No sul do Ceará, os agricultores estão prontos para o plantio.

Do Globo Rural
A chuva causou otimismo entre os produtores do semiárido do Piauí, que iniciaram o plantio. Há dez dias chove regularmente em boa parte do estado, o que dexiou o solo úmido e pronto para o plantio.
No município de Agricolândia, a 88 quilômetros de Teresina, famoso pela produção agrícola, há cerca de 1,5 mil trabalhadores rurais que plantam principalmente mandioca, arroz e milho. “Se continuar assim dará uma safra boa de grãos”, diz o agricultor Fortunato Alencar.
Todos os dias, técnicos visitam as roças para monitorar o índice pluviométrico da região. O agricultor Antonio da Costa, que está terminando o plantio de oito hectares, espera colher 1,5 tonelada de milho. A chegada da chuva deixou o produtor animado.
O período chuvoso ainda não se firmou no sul do Ceará, onde os agricultores estão prontos para fazer o plantio. Nos depósitos, há a busca por sementes de milho, feijão e amendoim que são distribuídas pelo governo do estado. Com cada pacote de 20 quilos de milho e dez de feijão é possível plantar um hectare.
Os agricultores também aproveitam o período para preparar o solo. De dezembro até agora, o tratorista José dos Santos, de Missão Velha, no cariri cearense, foi contratado para fazer a aração em pelo menos 100 hectares.
Nos primeiros 18 dias do ano passado já havia chovido na maioria dos municípios do interior do Ceará. A Ematerce registrou 120 milímetros No município de Missão Velha. Nesse ano, choveu apenas 28 milímetros. Mesmo assim, os agricultores não perdem a esperança de um bom inverno.
“Basicamente, temos na região três momentos de chuva. O período de outubro a março é muito influenciado na Bahia, no sul do Piauí e no sul do Maranhão pelos regimes de frentes frias. O período de fevereiro a maio influencia principalmente a poção Norte e Nordeste, pegando Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte e norte do Piauí. E de maio em diante, temos a influência da chuva. Hoje, estamos vivendo o primeiro período das chuvas, de outubro a março, que influencia Bahia, Maranhão e Piauí. Temos que focar a análise da estiagem nessas regiões, onde esperávamos chuva”, explica Eduardo Passos Martins, presidente da Funceme, Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário