MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Videira com 44 metros surpreende pelo número de enxertos que suporta


São 123 variedades de uva que são ideais para mesa, vinho e suco.
Videira comum suportaria até quatro enxertos por chegar a dois metros.

Do Globo Rural
Os profissionais que pesquisam variedades de uva estão intrigados com o desenvolvimento de uma videira em Ferraz de Vasconcelos, São Paulo, que cresce muito mais rápido e suporta uma quantidade bem maior de enxertos do que o normal.
A videira, que tem apenas seis anos e está com quase 44 metros de comprimento, surpreende pela quantidade de enxertos que suporta. Por enquanto, são 123 variedades ideais para mesa, vinho e suco, que vão desde a uva preta seibel, a branca moscatel de Jundiaí e até a niágara, a uva de mesa mais comum no Brasil.
O viticultor Sérgio Semerdjian garante que a qualidade dos cachos é indiscutível. “Ele tem a cor da uva original. O cacho está um pouco maior do que o normal e está em plena maturação. Então, ela é uma planta muito fora do padrão”, diz.
Uma videira comum suportaria no máximo quatro enxertos porque chegaria no máximo a dois metros de comprimento. Em outubro de 2011, técnicos do IAC, Instituto Agronômico de Campinas foram à propriedade para visitar a videira. A ideia agora é fazer um estudo pelo mundo para ver se a árvore é a maior e a que suporta o maior número de variedades enxertadas.
Esse ano, o viticultor fará mais enxertos para testar a capacidade da videira. “Eu tenho condições de fazer 83 novas variedades de uva. Ela vai praticamente dobrar. Vamos ver como ela vai suportar e responder à nova enxertia de julho de 2012”, diz Semerdjian.
A videira está dando frutos desde novembro e algumas variedades devem amadurecer até fevereiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário