MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Viajar com crianças exige cuidados com documentação

 

Veja os documentos que são necessários para viagens de ônibus e avião.
Planejamento é uma das dicas mais importantes.

Do G1 Bauru e Marília
Viajar de férias é bom, mas também dá trabalho. Ainda mais para quem tem filhos pequenos. Antes de sair de casa é importante providenciar a documentação necessária como cópia do registro de nascimento ou o RG.
Viajar sempre fez parte da rotina do casal Márcio Soares Oliveira e Maria de Lourdes de Oliveira. Só que na última viagem, na virada do ano, eles tiveram companhia. O filho João Gabriel foi junto, aí o planejamento teve que ser bem diferente. “Quando a gente vai viajar só o casal é bem mais tranquilo, com criança tem que levar uma mala especial, são remédios que ele está acostumado a tomar, o leite que ele toma que é diferente e as vezes não achamos no lugar. Os passeios temos que planejar pensando nele”, conta Márcio.
Maria de Lourdes planejou até o horário da fome do filho. “Antes de sair já preparo o lanchinho, uma fruta, para antes da programação ele possa se alimentar e depois não fique com fome”, conta. Para não ter problemas a família levou a certidão de nascimento e o RG do pequeno João.
Mas, existem outros cuidados necessários. Confira as regras para quem vai viajar de ônibus ou avião com crianças:
- Até 12 anos a criança só pode viajar acompanhada dos pais ou de um parente de até terceiro grau, sempre com um documento.
- Para viajar sozinho é preciso uma autorização judicial.
- Em caso de voo internacional a criança precisa estar acompanhada de pai e mãe. Caso um deles não esteja junto, é preciso a autorização por escrito do ausente.
- Em caso de morte de um dos pais, é obrigatória a apresentação do atestado de óbito.
E para quem vai viajar de carro, o alerta da polícia e dos médicos, é para nunca tirar o cinto de segurança dos filhos, nem deixar que as crianças saiam das cadeirinhas. O risco de acidente com morte provocado pela falta desses itens de segurança é alto.
Já no destino a atenção dos pais com os filhos é fundamental. O tenente do Corpo de Bombeiros de Bauru, Cláudio Augusto, alerta para duas coisas: multidão e água.
“Em água salgada, nós temos os riscos do afogamento, não só pelos buracos na areia, mas, também a correnteza. Tanto o adulto como a criança vai entrando e não conhece o local, acha que está raso, mas, a força da água já é grande. E na água doce de rio, como no interior, tem que ter muito cuidado onde vai nadar, porque no fundo pode ter troncos, onde pessoa pode se enroscar, principalmente as crianças ao mergulhar”, orienta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário