MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Unesco vai visitar Brasília para avaliar patrimônio cultural da capital

 

Alguns pontos turísticos que devem ser visitados estão em manutenção.
Relatório da missão será analisado em julho; primeira visita foi há 11 anos.

Do G1 DF, com informações do Bom Dia DF
Brasília recebe em 2012 a visita de missão internacional da Organização das Nações Unidas para a Educação Ciência e Cultura (Unesco), que irá avaliar o patrimônio cultural da capital federal. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) sugeriu que a visita da missão internacional aconteça em fevereiro, mas a data ainda não foi confirmada.
Os técnicos da Unesco vão avaliar o estado de conservação da capital que, na década de 80, recebeu o título de Patrimônio Cultural da Humanidade. Esta será a segunda visita com esse propósito; a primeira ocorreu há 11 anos.
Especialista em urbanismo e meio ambiente, Monica Veríssimo disse que na última visita da missão da Unesco à capital, em 2001, foram listados 40 itens que deveriam ser melhorados.
Segundo ela, nesses 11 anos a situação só piorou. Mônica Veríssimo aponta como principais problemas a ocupação irregular da orla do Lago Paranoá, o crescimento do bairro do Sudoeste e os puxadinhos de bares e restaurantes no Plano Piloto.
Conforme a especialista, em julho, o relatório da missão da Unesco será avaliado pelo Comitê Mundial para o Patrimônio.

Em manutenção
Alguns pontos turísticos e símbolos da cidade que devem ser visitados pela comitiva encontram-se em manutenção. Na Praça dos Três Poderes, o Panteão da Pátria está fechado há mais de um ano para reformas. Uma placa do governo do GDF informa que a obra deveria ter sido entregue em setembro do ano passado.
No Museu Nacional, o monumento está com a pintura desbotada e apresenta rachaduras e infiltrações. Na Catedral de Brasília, um dos principais cartões postais da cidade, a obra  já dura mais de dois anos. Parte da reforma interna foi feita, mas ainda faltam a torre dos sinos, a sacristia, os banheiros e a capela. De acordo com a Secretaria de Cultura do Distrito Federal, a obra só deve ser concluída em 2013.
O Catetinho, prédio de madeira que foi a primeira residência oficial de JK em Brasília, continua fechado para reformas. O local  deve ser reaberto para visitação em abril. Segundo Jonathas Nunes, arquiteto da Secretaria de Cultura, houve atraso na licitação e, além disso, a restauração é artística e deve ser cuidadosa.
A Torre da TV é outro ponto turístico da capital que precisa de reparos. No último domingo (1º), um dos elevadores travou e dezenas de turistas tiveram que ser socorridos pelos bombeiros para deixar o local. De acordo com o subsecretário de Infraestrutura de Turismo, Paulo de Tarso, uma licitação será aberta para a troca dos elevadores.
Ainda segundo a Secretaria de Turismo, já foi aberta uma licitação para restaurar a estrutura metálica do monumento. O problema é que faltam interessados em participar da obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário