MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

UE discute sanções ao petróleo do Irã no dia 23

 

Agência Estado
Os ministros das Relações Exteriores da União Europeia se reunirão em Bruxelas em 23 de janeiro, antes que o anteriormente previsto, para discutir alguns assuntos, entre eles os detalhes finais de sanções ao petróleo iraniano, afirmou um funcionário da UE na manhã de hoje.

Mais cedo neste mês, os membros do bloco concordaram em princípio em impor um embargo a todas as compras de petróleo iraniano. Eles agora precisam decidir quando e como as sanções entrarão em vigor.

"Nós estamos confiantes em chegar a um acordo sobre um pacote de sanções até o dia 23", disse um diplomata da UE à Dow Jones. A reunião foi adiantada em uma semana, para não coincidir com um encontro da UE marcado para 30 de janeiro.

Outro diplomata da UE disse que a mudança da data não deve ter impacto substancial sobre a decisão em si. Segundo ele, a questão principal é como serão as regras de transição quando for adotado o embargo ao petróleo, e também sobre a data para a medida. Os ministros também precisam decidir como impor sanções a transações financeiras e ao papel do Banco Central Iraniano, acrescentou essa fonte.

Os membros da UE discordam sobre qual a melhor data para impor as sanções, se rapidamente ou apenas após o fim de contratos em vigor. Grécia, Itália e Espanha têm sido nos últimos anos grandes compradores de petróleo iraniano nos últimos anos, o que complica a estratégia.

Potências lideradas pelos EUA afirmam que o Irã busca secretamente armas nucleares, mas Teerã nega, dizendo ter apenas fins pacíficos. O Irã já sofreu quatro rodadas de sanções no Conselho de Segurança da ONU por se recusar a interromper seu programa nuclear. As informações são da Dow Jones.

Nenhum comentário:

Postar um comentário