MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Tradicional encontro de cavalos marinhos marca Dia de Reis em PE

 

Oito grupos se encontram na Casa da Rabeca, nesta sexta (6).
Festa acontece há 17 anos na Cidade Tabajara, em Olinda.

Do G1 PE
Festa de Reis - Cavalo Marinho (Foto: Divulgação)Festa de Reis - Cavalo Marinho (Foto: Divulgação)
Para fechar o ciclo natalino, oito grupos de Cavalo Marinho vão se apresentar na Casa da Rabeca, no bairro de Cidade Tabajara, em Olinda, nesta sexta, a partir das 18h.
A apresentação de cavalo marinho, uma expressão cultural que mistura religiosidade, teatro e música, faz parte da tradição do ciclo natalino pernambucano, assim como a Festa de Reis, que encerra o ciclo, junto com a queima da lapinha. Há 17 anos, o já falecido Mestre Salustiano criou o Encontro de Cavalos Marinhos, em Olinda. A tradição foi passada para os filhos, que continuam a brincadeira e vão fazer uma verdadeira festa nesta sexta (6).
“Meu pai sempre ensinou a gente sobre a importância dessas manifestações culturais. Ele dizia que essa era a faculdade dele e que queria passar para nós”, lembra Pedro Salustiano, que está à frente da organização do encontro.
Entre as apresentações da noite, está a do Cavalo Marinho Boi Matuto, criado há mais de 40 anos pelo próprio Mestre Salustiano, que sempre declarou, acima de todas as preferências pela cultura popular, sua paixão pelo espetáculo do Cavalo Marinho. “Todo esse legado que ele deixou, nós filhos comandamos hoje. Não podemos deixar a tradição morrer”, defende Pedro.
Os cavalos marinhos Boi Brasileiro (Aliança), Estrela do Oriente (Camutanga), Boi Pintadinho (Olinda) e Mestre Batista (Aliança) também participam da festa dessa sexta. “É a chance de ver uma manifestação cultural autêntica. É para crianças e adultos, uma festa muito bonita”, afirma.
Serviço
17ª Festa de Reis - Casa da Rabeca
Rua Curupira, 340, Cidade Tabajara, Olinda
A partir das 18h
Entrada: franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário