MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Tradição da pisa da uva é revivida em festa no interior de SP

 

Ritual trazido pelos imigrantes portugueses foi revivido em São Roque.
Pisa da fruta foi na festa em comemoração à colheita da uva.

Do Globo Rural
Tudo foi planejado para fazer os convidados se sentirem moradores de um povoado na Ilha da Madeira, lugar onde as rendeiras passam os dias na porta de casa tecendo e conversando.
Entra no ritual cheio de música, encenado por um grupo folclórico, quem aceita de presente um chapéu e um cesto de palha para trabalhar.
O trabalho foi caminhar até o parreiral, escolher as uvas mais maduras e doces para a produção de vinho artesanal. Para muitos, experiência inédita e muito marcante.
Levar os cestos cheios para casa já seria uma saborosa lembrança, mas a caminhada pelo sítio levou a outro lugar interessante e cheio de cantoria. No lagar, cada um lançou o que colheu para a segunda etapa da preparação do vinho, a pisa da uva.
Nos tempos antigos, era dançando e cantando sobre as frutas que a comunidade ajudava os fazendeiros a concluir a produção do vinho com menos esforço.
A uva do lagar foi para a fermentação, mas para os convidados já tinha vinho pronto no barril. E depois de cantar, dançar e viver um pouco da cultura portuguesa, a hora foi de saborear e conhecer os pratos famosos da Ilha da Madeira.
A carne bovina foi para o braseiro no espeto feito com o galho da árvore do louro. A receita da famosa espetada do pau de louro leva alho, sal e folhas de louro. Para acompanhar, bolo de caco, um pão rústico feito de farinha de trigo, fermento, água e batata doce. Em cada pedaço, generosas quantidades de alho triturado na manteiga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário