MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 15 de janeiro de 2012

Torcidas organizadas são destaque no ensaio da Portela na Sapucaí

 

Rainha de bateria, a atriz Sheron Menezzes, borrifou alfazema no público.
Paraíso do Tuiuti e Rocinha também apresentaram seus sambas no sábado.

Rodrigo Vianna Do G1 RJ
A terceira noite de ensaios técnicos na Marquês de Sapucaí, no Centro do Rio de Janeiro, foi marcada pela empolgação e irreverência das torcidas organizadas. Com o sambódromo ainda em obras, integrantes da “Guerreiros da Águia” levaram faixas e bandeiras na noite de sábado (14) para a passagem da Portela, do Grupo Especial.

Antes, foi a vez da Paraíso do Tuiuti e Acadêmicos da Rocinha, do Grupo de Acesso A, realizarem o seu treino.

Uma das escolas de samba mais tradicionais do Rio de Janeiro, a Portela vai falar da Bahia, com uma homenagem à cantora Clara Nunes no carnaval deste ano. Para isso, a agremiação vai mostrar as festas tradicionais da Bahia e o sincretismo religioso do estado nordestino. Tradicionais folias baianas como a do Afoxé, do Olodum, da Timbalada e a dos Filhos de Gandhi estarão no desfile.
A escola vai mostrar celebrações oriundas das tradições africanas e de origem na Igreja católica, como as festas do Senhor do Bonfim, de Iemanjá, de Nossa Senhora da Conceição da Praia e de São Cosme e São Damião. No clima do enredo, a rainha de bateria, a atriz Sheron Menezzes, estava vestida de baiana e borrifou alfazema no público e na imprensa.
De vestido prata e faixa na cabeça, a atriz lembrou a tradicional lavagem do Bonfim, na Bahia, e ainda arriscou alguns passos de dança afro. À frente da bateria comandada pelo mestre Nilo Sérgio, a atriz esbanjou simpatia e sensualidade e mostrou que está pronta para os 82 minutos de desfile. Enquanto isso, os componentes cantavam vibrantes o refrão do samba-enredo.
Portelese assumido, o prefeito Eduardo Paes desfilou na bateria, tocando agogô e mostrando muita disposição e integração com os ritmistas, entrando no ritmo das coreografias e cantando o samba. Ele ainda posou ao lado do casal de mestre-sala e porta-bandeira Rogerio Dornelles e Lucinha Nobre.
Durante o ensaio, a escola mostrou alas coreografadas, alas de deficientes físicos, e ainda trouxe a cantora baiana Vanessa da Mata, que vai representar Clara Nunes. O presidente da agremiação, Nilo Figueiredo, acompanhou todo o desfile ao lado de diretores de harmonia. O samba foi composto por Wanderley Monteiro, Luiz Carlos Máximo, Toninho Nascimento e Naldo.
Paraíso do Tuiuti mostra força do cantoDe volta ao Grupo de Acesso A, a Paraíso do Tuiuti abriu a terceira noite de ensaios técnicos na Sapucaí também com uma homenagem à cantora Clara Nunes. A força do canto dos componentes foi um dos destaques. A escola levou uma alegoria com uma escultura da cantora logo atrás do casal de mestre-sala e porta-bandeira e da comissão de frente. (Veja as imagens do ensaio da Paraíso do Tuiuti no vídeo ao lado)

A rainha de bateria, a ex-dançarina Scheila Carvalho, chegou com sua filha e sua irmã, atraindo admiradores e a imprensa. A morena carregou a filha no colo durante o ensaio e empolgou o público. Em 2011, a escola foi campeã do Grupo de Acesso B com uma homenagem ao cantor e compositor Caetano Veloso com o enredo “O mais doce bárbaro – Caetano Veloso”.
Rocinha homenageia Joãosinho Trinta
Uma semana após a escola de samba Beija-Flor abrir os ensaios técnicos na Marquês de Sapucaí com uma homenagem ao carnavalesco Joãosinho Trinta, que morreu no dia 17 de dezembro do ano passado, foi a vez da Acadêmicos da Rocinha também lembrar o carnavalesco na Avenida. Segunda escola a pisar na Sapucaí, a Rocinha levou uma réplica do carro "Cristo mendigo". (Veja as imagens do ensaio da Rocinha no vídeo ao lado)

A alegoria gerou polêmica no carnaval de 1989, com o desfile antológico “Ratos e urubus larguem a minha fantasia”. Na réplica da Rocinha, havia uma faixa com a mensagem “Ao grande mago da Rocinha, J30”, em menção ao carnavalesco. Com o samba na ponta da língua, os integrantes levaram fantasias e balões ao ensaio.

Sexta-feira teve Império Serrano e União da Ilha
Na sexta-feira (13), a noite de ensaios começou com a Império Serrano. Dona Ivone Lara, homenageada pelo enredo foi presença garantida. Logo depois, veio a União da Iha, com o samba sobre a cidade dos jogos olpimpicos deste ano: Londres.
"Hoje já está valendo, hoje já estamos disputando o título. Foi para isso que a União da Ilha veio, para fazer o carnaval hoje não pensando em ensaio, mas pensando em desfilar 'a vera' e é isso que eu vou fazer com toda a escola", disse o intérprete da escola, Ito Melodia.
"A ilha vem com muito humor e muita irreverência. A gente vem contando uma história estrangeira, mas sempre muito irreverente. Aguarde a comissão de frente", adiantou o carnavalesco Alex de Souza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário