MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Temporais de granizo destroem lavouras de soja de Santa Rosa, RS

 

Chuva fez o município decretar situação de emergência.
Estado já tem sofrido perdas no campo causadas pela estiagem.

Do Globo Rural
Os agricultores do Rio Grande do Sul, que têm sofrido bastante com a estiagem, tiveram prejuízos causados por temporais de granizo. Em Santa Rosa, várias lavouras foram destruídas. Dez minutos de chuva foram suficientes para destruir mais de mil hectares de soja no município. O gelo perfurou as folhas que não podem mais se desenvolver.
A chuva do granizo fez o município de Santa Rosa decretar situação de emergência. Duzentas e cinquenta casas foram atingidas e precisam de telhas para que seja iniciada a reconstrução. Os recursos, que devem chegar até quarta-feira (11), também são importantes para ajudar os agricultores que tiveram perdas com a estiagem. O agricultor Lauro Zimmermann perdeu 26 hectares de soja. “A perda é total. No ciclo que se encontra, o grão não tem mais volta”, lamenta.
Os produtores de milho não sabem como colherão o grão que restou. “A gente já perdeu 40% com a seca. Agora, cerca de 20% não conseguiremos colher porque já estão no chão”, explica o agricultor Marcos Beilluss.
O governo gaúcho anunciou medidas de apoio aos agricultores atingidos pela seca. Um decreto coletivo de situação de emergência deve agilizar a liberação de recursos.
O documento foi assinado em Boa Vista das Missões, no norte do estado. Mais de 300 agricultores acompanharam o anúncio das medidas. Com o decreto de emergência coletivo o governo pretende agilizar a construção de mais de mil açudes e a liberação dos seguros agrícolas. A Emater encaminhou mais de seis mil laudos de lavouras perdidas. A Defesa Civil também disponibilizará alimentos e remédios para as comunidades mais atingidas.
Todos os 107 municípios gaúchos em situação de emergência por causa da seca deverão receber a ajuda até o final desta semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário