MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Tempo seco interrompe plantio da soja no oeste do RS

 

As máquinas estão paradas nos galpões.
Agricultores torcem pela volta da chuva para retomarem os trabalhos.

Do Globo Rural
Na fazenda do agricultor João Warpechowski, em São Borja, fronteira oeste do Rio Grande do Sul, o plantio de soja teve de ser suspenso. Sem chuva, as sementes não têm chances de germinar.
A plantadeira foi tirada da lavoura e está à espera da mudança do clima. “A plantadeira não trabalha como deveria trabalhar com a terra dura e seca e a planta não germina sem água no solo”, explica o agricultor.
Os primeiros hectares de soja começaram a ser plantados no fim de outubro, mas o período recomendado pelos especialistas é de novembro até meados de dezembro. O plantio ainda é tolerável até o dia 15 de janeiro, depois disso, a planta corre o risco de não se desenvolver.
De acordo com a Emater, para que o plantio tenha sucesso, daqui pra frente, o volume de chuva precisa ser expressivo. “O solo precisa de, no mínimo, uma chuva de 50 milímetros, menos do que isso não adianta nada”, diz o agrônomo Albano Strieder.
Quarenta e sete municípios gaúchos já decretaram situação de emergência por causa da estiagem. A situação é grave também em Santa Catarina, onde 44 municípios decretaram situação de emergência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário