MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 21 de janeiro de 2012

'Tem que ter habilidade', diz mulher que comeu caranguejo pela 1ª vez



Festival do Caranguejo encerra no domingo (22) em Shangri-lá, litoral do PR.
Aprenda a preparar caranguejo na cerveja e um molho verde.

Adriana Justi Do G1 PR

Rosicléia é enfermeira e  (Foto: Adriana Justi / G1)Rosicléia comeu o caranguejo pela primeira vez
(Foto: Adriana Justi / G1)
Depois de provar o caranguejo pela primeira vez, a enfermeira curitibana Rosicléia Pereira afirmou ter gostado, mas reclamou da dificuldade para conseguir saboreá-lo.
“É difícil, dá muito trabalho para conseguir comer algum pedacinho da carne. Tem que ter habilidade”, brinca Rosicléia.
A enfermeira aproveitou o fim de semana com a família para visitar o terceiro dia do 9º Festival do Caranguejo em Shangri-lá, no litoral do Paraná.
A expectativa dos organizadores é que o  festival receba entre 30 e 33 mil visitantes até este domingo (22), último dia do evento.
“Nós começamos com uma barraca pequena e hoje recebemos turistas do Brasil inteiro. É muito bacana saber que as pessoas gostam dessa iguaria, que é tão importante para o  nosso litoral”, conta o organizador Marcelo Elísio.
Arnaldo mostra a luva que usa para não se machucar com os caranguejos.  (Foto: Adriana Justi / G1)Arnaldo mostra a luva que usa para não se
machucar na hora de lavar os caranguejos
(Foto: Adriana Justi / G1)
Para esta edição foram selecionadas 36 mil unidades do crustáceo. “No mangue, o caranguejo sai da toca três dias antes da lua cheia e da lua nova para o acasalamento. É nesse período que nós aproveitamos para caçá-lo", conta Arnaldo Silva, que caça caranguejos há 11 anos.
“Depois que ele é retirado sobrevive até uma semana se estiver em um saco bem fechado e com a lama do mangue. Depois de limpo, ele até aguenta um dia, mas o ideal é cozinhar logo depois de limpar”, complementa Silva.

O festival fica na orla da praia de Shangri-lá, em Pontal do Paraná. A caranguejada tradicional com molho vinagrete e farinha de mandioca custa R$ 35 a dúzia. São servidos também caranguejos sem a carapaça e com os mesmos acompanhamentos por R$ 40 a mesma quantidade. Neste sábado a partir das 20h tem show com bandas locais. No domingo (22), as apresentações iniciam no mesmo horário.
Aprenda a preparar o caranguejo na cerveja
Montagem caranguejo (Foto: Adriana Justi/G1 PR)Ingredientes e preparo do caranguejo na cerveja (Foto: Adriana Justi/G1 PR)
O chefe de uma das cozinhas do festival, Luiz Alberto Mundstoch, ensina como preparar o caranguejo na cerveja, receita criada por ele e que faz sucesso com os visitantes.
Ingredientes
Uma dúzia de caranguejos
80 ml de azeite
Tomate picado
Cebola picada
Pasta de alho (alho batido com óleo)
2 litros de cerveja
2 a 3 litros de água
Sal, cheiro verde, extrato de tomate e louro a gosto.
Preparo
Primeiro doure a cebola. Depois acrescente o tomate e o restante dos temperos. Em seguida, coloque a cerveja e jogue a água. Deixe cozinhar em fogo alto por cerca de 10 minutos ou até levantar fervura.
Caranguejada com molho verde e vinagrete.  (Foto: Adriana Justi / G1)Caranguejada com molho verde e vinagrete
(Foto: Adriana Justi / G1)
Para acompanhar faça um molho verde com maionese, cheiro verde, vinagre e sal a gosto.
Para preparar é só bater tudo no liquidificador. Sirva gelado.
Além do molho verde, vinagrete e caldinho de feijão também são ótima opções para acompanhar a caranguejada.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário