MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 8 de janeiro de 2012

Supermercados de Vitória eliminam a sacola plástica

 

Acordo ambiental começa a valer nesta segunda-feira (9).
Consumidor que levar sacola de casa ganha desconto.

Do G1 ES
sacola plástico (Foto: Reprodução/TV Globo)Vitória inicia semana sem sacola plástica
(Foto: Reprodução/TV Globo)
Os supermercados de Vitória iniciam a semana sem sacolas de plástico. Nesta segunda-feira (9), os estabelecimentos colocam em prática um acordo ambiental firmado entre o Ministério Púlbico do Espírito Santo (MP-ES) e a Associação Capixaba de Supermercados (Acaps).
A campanha “Todos Embalados Por Um Mundo Melhor” incentiva a substituição das sacolas por outras formas de acondicionamento de compras mais sustentáveis, em especial pelas bolsas retornáveis. Segundo a Acaps, os supermercados já promovem um trabalho educativo junto à comunidade, conscientizando os cidadãos quanto aos benefícios dessas sacolas.
De acordo com a associação, os consumidores que levarem as próprias sacolas ao supermercado receberão um desconto de R$ 0,03 a cada cinco itens comprados.
Impacto
No mundo, anualmente, 500 bilhões a 1 trilhão de sacolas plásticas são distribuídas, o que equivale a 1 milhão de sacolas produzidas por minuto. No Brasil, 41 milhões de sacolas plásticas são consumidas por dia, 1,25 bilhão por mês e 15 bilhões por ano. No Espírito Santo, são distribuídas 570 mil sacolas por dia. Só em Vitória, diariamente, circulam cerca de 50 mil.
As sacolas levam de 100 a 400 anos para se decompor e o descarte incorreto desse material causa enchentes, polui rios, mares e mata mais de 100 mil animais por ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário