MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 22 de janeiro de 2012

Show de adestramento sem rédeas é ponto alto de feira de cavalos alemã


Globo Rural reapresenta as melhores matérias do ano de 2011.
Na arena, os animais fazem movimentos que impressionam os visitantes.

Do Globo Rural

Na Equitana, evento sobre o mundo dos cavalos que acontece a cada dois anos na Alemanha, os mestres de equitação são admirados, idolatrados, como no Brasil acontece com artistas da música, da TV ou jogadores de futebol.
Frédèric Pignon é um francês que, minutos antes do encontro com uma sessão de autógrafos, encantou o público em um aula na arena principal.
A aula foi um show de adestramento, a admirável capacidade de comunicação que um homem e um cavalo podem alcançar. Sem rédeas, fazendo um ou outro estalido com a boca, manejando apenas duas varinhas, ele conduz os animais como um coreógrafo regendo bailarinos. A dupla de cavalos gira em torno dele e roda para lados diferentes. O público aprecia e aplaude entusiasmado.
O grande show da Equitana é um espetáculo ininterrupto de quase quatro horas de duração, uma mistura de circo com teatro.
Existem representações de cavaleiros medievais e grandes sessões de acrobacias, mas o que encanta os sete mil expectadores que lotam a grande arena da Equitana é a apresentação dos mestres que fazem do exercício da equitação uma obra de arte.
Eles dispensam tudo: sela, arreio, cabresto, bridão e freio. Conduzem os cavalos com o chamado adestramento em liberdade, onde cavalo e treinador entram em uma grande sincronia.
Entre estes mestres está Frédèric Pignon. Ele  explica como controla os cavalos. “Eu penso que essa mágica vem do elo de amizade e respeito que procuro manter com eles. Você não vê porque isso é energia. Quando faço um gesto solicitando alguma coisa e o animal responde, pode até parecer mágica, mas na verdade, tem muito, mais muito trabalho mesmo por trás disso”.
Pignon explica como cria as apresentações. “Eu procuro seguir o que os cavalos gostam de fazer. É como num quebra-cabeças. E aí vou encaixando os números. Mas, repito: é tudo fruto de muito trabalho e da abordagem que faço: no adestramento em liberdade, é importante que os cavalos se sintam livres para que possam expressar o que sentem”.
O adestrador observa que um cavalo triste, infeliz, desconfortável ou que esteja sentindo medo não consegue realizar essas coisas. Lembra que entre o focinho e os olhos, o animal tem glândulas que exalam cheiros específicos quando a situação não está boa. “Treinar cavalos é como tirar alguém pra dançar. Tem que haver aceitação, confiança e entrega. Se não, não dá certo”.
Mas a grande estrela do show da Equitana é outro francês, mas que tem um nome artístico italiano: ‘Lorenzo, o cavaleiro que voa’. “Minha mãe tinha uma pousada no sul da França, quase fronteira com a Itália. Recebíamos muitos turistas italianos. Em vez de me chamarem de Laurent, que é meu nome, falavam Lorenzo. Aí adotei como nome artístico”, conta.
Lorenzo é um fenômeno de popularidade na Europa. Já foi feito até um filme sobre ele – “O homem livre” - que conta como sua tropa é treinada nos pantanais do sul da França, onde ele conviveu e convive ainda com cavalos selvagens da área de Camarga. Foi vendo shows de rodeios e montando os cavalos camargos que Lorenzo, desde os seis anos, descobriu o dom que tinha. “De uns anos pra cá, passei a trabalhar só com cavalos lusitanos. Vou a Portugal escolhê-los. São mais altos e, devo dizer, mais inteligentes”.
Lorenzo conta que pratica longas caminhas com os cavalos. “O que eu faço é ficar com eles, sair com eles. Eles adoram caminhar. Quando vejo que estão gostando, começo a exercitar as formações”.
Na arena da Equitana ele consegue fazer uma formação de 12 animais tendo como instrumentos apenas a voz e uma varinha. Ele posiciona a tropa e faz cada um achar o seu lugar. Com um gesto quase imperceptível, faz o grupo todo rodar no sentido horário.
Apesar dos 32 anos de idade, Lorenzo já tem 20 de carreira. É admirado pelos mestres do cavalo pela capacidade que tem de desenvolver uma cenografia equestre única no mundo.


Os astros que se apresentam na Equitana não têm vida de estrelas, não. São eles que tratam dos cavalos e cuidam das baias. No caso do Lorenzo, é ele mesmo que dirige o caminhão da tropa para os shows.

Nenhum comentário:

Postar um comentário