MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Setor calçadista espera mais defesa comercial contra a China em 2012

 

Abicalçados também defende desoneração fiscal em alguns segmentos.
Importações de calçados no Brasil cresceram 40% em 2011.

Ligia Guimarães Do G1, em São Paulo
Milton Cardoso, presidente da Abicalçados (Foto: Ligia Guimarães/G1)Milton Cardoso, presidente da Abicalçados, durante
entrevista na Couromoda (Foto: Ligia Guimarães/G1)
O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Calçados (Abicalçados), Milton Cardoso, disse nesta segunda-feira (16) esperar que mais políticas públicas de defesa comercial contra a concorrência desleal de calçados chineses no Brasil sejam "efetivamente implementadas" pelo governo em 2012 e, por isso, afirma estar otimista, apesar da queda de 19% da produção no ano passado.
"Temos procedimentos de investigação sobre fraudes na entrada de produtos importados no Brasil em andamento", disse Cardoso, que também é presidente da Vulcabras, durante entrevista na Couromoda, principal feira de calçados e acessórios da América Latina, aberta nesta segunda-feira, no Pavilhão do Anhembi, em São Paulo.
O foco, explicou Cardoso, são as operações de triangulação, em que produtos que saem da China passam por outros países antes entrar no Brasil, fugindo assim da tarifa antidumping de US$ 13,85 por par de sapato ou tênis, com validade até o primeiro trimestre e que, segundo ele, pode ser prorrogada por mais 90 dias.
As principais suspeitas da Abicalçados são de que calçados chineses estariam entrando no Brasil com certificado de origem do Vietnã e da Indonésia, cujas importações cresceram, respectivamente, 41,8% e 53% em número de pares, na comparação de 2011 sobre 2010.
"Aumentaram também as importações de origem exóticas", afirmou Cardoso, citando dados da entidade, que aponta, por exemplo, que as importações de pares de calçados de Hong Kong cresceram 823,4% em número de pares e 2.484% em volumnes financeiros em 2011. "Não tem nenhuma fábrica de calçados lá", argumenta Cardoso.
Segundo o executivo, as estatísticas chinesas apontam que foram exportados para o Brasil 38 milhões de pares de calçados em 2010, o que não bate com os números divulgados pelo governo brasileiro.
"O Brasil diz que importou 9 milhões da China [em 2010]. Tem 29 milhões de pares de sapato que mudaram de nacionalidade. Saíram da China falando que vinham para o Brasil e não chegaram", afirma Cardoso, destacando que as importações de calçados no Brasil cresceram 40% em 2011, na comparação com o ano anterior.
Além de combater as importações irregulçares, a Abicalçados diz que outra medidas seriam necessárias para fortalecer a indústria calçadista brasileira como a desoneração fiscal em alguns segmentos.
"O Brasil ganharia muito se excluísse para toda toda industria de transformação os gastos com pessoal do PIS/Cofins", diz Cardoso. Ele acredita também que teria que haver uma reuperação cambial, já que estudos mostram o real sobrevalorizado em cerca de 30%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário