MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Secretaria de Saúde do RS admite falta de leitos de UTIs neonatal

 

Maioria das vagas disponíveis para recém-nascidos estão ocupadas.
Hospital Conceição já pediu que gestantes procurem outras instituições.

Do G1 RS, com informações da RBS TV
Faltam vagas em Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) neonatal na Região Metropolitana de Porto Alegre. A maioria dos leitos disponíveis para recém-nascidos em situação de risco estavam ocupados nesta quinta-feira (12). A superlotação também tem sido rotina nos hospitais do interior do estado, o que faz o Governo gaúcho reconhecer que precisa corrigir algumas falhas na administração dos leitos.
A maior UTI neonatal do Rio Grande do Sul, a do Hospital Conceição, em Porto Alegre, está com todos os 30 leitos ocupados. A direção emitiu uma nota pedindo que as gestantes procurem outras instituições porque o berçário do hospital também está cheio. “À medida que vão nascendo lá e a gente não consegue receber esses nenês, a gente acaba tendo, por consequência, que solicitar a diminuição do atendimento do centro obstétrico”, diz o pediatra Cláudio Roberto Moreira.
O Rio Grande do Sul possui 380 leitos disponíveis para atender recém-nascidos com graves problemas de saúde. Só que praticamente todos estão ocupados. Além dos problemas causados para a população, a falta de leitos também incomoda os médicos. “Esse é o dia-a-dia de nós médicos: trabalhar com saturação, no limite”, desabafa Jorge Alberto Telles, da Associação Médica do Rio Grande do Sul.
A Secretaria Estadual da Saúde diz que o número de leitos de UTI neonatal do Rio Grande do Sul atende às exigências da Organização Mundial da Saúde. Por outro lado, o próprio Governo admite que isso não é o suficiente. “Precisamos melhorar o pré-natal, precisamos sim melhorar a distribuição das UTIs neonatal, precisamos sim melhorar a regulação, o Estado está procurando fazer isso”, garante o secretário adjunto da Saúde, Elemar Sand

Nenhum comentário:

Postar um comentário