MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Secretaria de Saúde confirma vírus 4 da dengue em Niterói em 2012


Em 2011, onze moradores de Niterói também tiveram o mesmo vírus.
Desde 1º de janeiro já houve 1.270 suspeitas dos outros tipos de dengue.

Do G1 RJ

A Secretaria estadual de Saúde informou, nesta terça-feira (24), que exames realizados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) confirmaram neste ano a presença do vírus tipo 4 de dengue em Niterói, na Região Metropolitana do Rio. Em 2011, a cidade já tinha registrado ao menos onze casos do novo tipo da doença.
Em todo o estado, do dia 1º de janeiro até o dia 21 já foram registrados 1.270 casos suspeitos da dengue dos demais tipos. Nenhuma morte foi registrada.
A secretaria acrescenta ainda que os dados dos casos notificados foram compilados a partir de informações contidas no sistema pelos municípios do estado até 14h desta terça-feira (24).
Outros casos em NiteróiEm março de 2011, foram confirmados no estado do Rio os dois primeiros casos de dengue tipo 4, também ocorridos em Niterói. No final de outubro, a Secretaria estadual de Saúde informou que o município registrou 11 casos deste tipo da doença.
Os primeiros casos da dengue tipo 4 no país foram nas regiões Norte e Nordeste.
O avanço do vírus tipo 4 da dengue pelo Brasil é uma ameaça à saúde pública, segundo especialistas, não somente pelo vírus, que não seria mais perigoso que os tipos 1, 2 e 3, mas pela entrada em ação de mais uma variação do microorganismo, o que aumenta ainda mais a probabilidade de uma pessoa se infectar.
 532 casos no município do RioJá o relatório da Secretaria municipal de Saúde mostra a atualização do número de casos de 2012, no município do Rio, até a semana a terceira semana de janeiro. O acumulado deste ano é de 532 casos, até dia 21 de janeiro. Em 2011, no mesmo período, foram 883 casos.
Entre os dias 15 e 21 de janeiro, a Secretaria notificou seis casos. Neste período, a maior incidência da doença ocorreu em Campo Grande, na Zona Oeste da cidade. No entanto,  a Secretaria municipal de Saúde acredita que o número esteja defasado, já que foram feitos 1552 atendimentos de pacientes com sintomas da dengue no mesmo período.
O ultimo índice de infestação é o menor registrado em Janeiro. Em cada mil imóveis vistoriados, 23  tinham focos do mosquito transmissor. Apesar dos números, a previsão da Secretaria de saúde se mantém -  a epidemia deste ano deve ser a maior da história da cidade.
"O número de casos de dengue tende a aumentar muito, ter um pico tardio no verão, ou seja, no final das estações das águas, que é o mês de março. No final de dezembro até março é que tem um aumento gradativo também da quantidade de mosquitos voando e picando. Então, este é o momento exato de combater o mosquito", falou o pesquisador do Instituto Oswaldo Cruz, Ricardo Lourenço.
Polos de atendimento
A prefeitura do Rio inaugurou mais um polo de e assistência específico para atendimento à
dengue. O atendimento funciona por 24 horas, no Hospital Municipal Paulino Werneck, no bairro da Cacuia, Ilha do Governador.
Os outros polos 24h ficam no Hospital municipal Souza Aguiar, no Centro, Hospital municipal Rocha Maia, em Botafogo, na Zona Sul, e Hospital municipal Francisco da Silva Telles, em Irajá, no subúrbio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário