MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 22 de janeiro de 2012

Representantes da saúde vão discutir troca de próteses mamárias no PR


Próteses de silicone da marca PIP podem se romper e causar câncer.
No PR, 2.084 unidades das próteses Pip foram distribuídas.

Do G1 PR
Na próxima terça-feira (24), representantes da Sociedade Paranaense de Cirurgia Plástica, da Sociedade Paranaense de Mastologia, do Conselho Regional de Medicina, da Associação Médica do Paraná e da Secretaria de Saúde irão se reunir para definir como será feito o atendimento às pacientes que possuem implantes mamários com sinais de ruptura.
Uma resolução do Ministério da Saúde proibiu no Brasil a venda das próteses da marca PIP. Estudos mostraram que um lote dessa marca pode se romper e provocar diversos problemas de saúde – inclusive câncer – nas pessoas que foram submetidas ao implante dessas próteses.
A Vigiância Sanitária verificou que, em todo o estado, 2.084 unidades das próteses Pip foram distribuídas. A maior parte delas foi usada em cirurgias estéticas e em clínicas privadas.
De acordo com uma Nota Técnica do Ministério da Saúde, mulheres que apresentaram alteração em exames físicos ou antecedente de câncer de mama terão prioridade na troca das próteses. As demais deverão procurar os médicos que realizaram o procedimento para se submeterem a exames. As novas cirurgias poderão ser feitas também pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Quem precisar de mais informações sobre a troca das próteses pode ligar para a Ouvidoria do SUS, no Paraná. O telefone é 0800-644-4144 e a ligação é gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário