MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 22 de janeiro de 2012

Rede inglesa de restaurantes compra 1,7 mil peças de artesã paraibana


Nevinha das Cerâmicas fechou negócio e pretende ampliar atelier.
Artesã expõe em Salão de Artesanato organizado pelo estado.

Do G1 PB

Artesã paraibana vende 1,7 mil utensílios de barro para rede inglesa (Foto: Divulgação/Secom-PB)Artesã paraibana vende 1,7 mil utensílios de barro
para rede inglesa (Foto: Divulgação/Secom-PB)
A artesã Maria das Neves Paiva, conhecida por Nevinha das Cerâmicas, recebeu de uma rede de restaurantes da Inglaterra a encomenda de 1,7 mil peças e, com o pagamento, vai ampliar o atelier em Itabaiana. Ela está expondo seu trabalho no Salão do Artesanato do Governo do Estado.
O salão, que ficou aberto durante um mês, é vitrine para artesãos de várias localidades da Paraíba é montado anualmente, sempre no período de alta estação. De acordo com a Secretaria de Comunicação do Estado, muitos artesãos que expõem nesses salões negociam contratos com clientes brasileiros e estrangeiros para, após o término do evento, produzir as peças encomendadas.
Presente nos salões de artesanato há várias edições, Nevinha das Cerâmicas aumenta as vendas a cada ano. "Vendo muito bem nos salões, onde também fecho negócios futuros com clientes que visitam as feiras”, disse.
Na próxima semana, Nevinha começará a produção das peças encomendadas para a Inglaterra. Parte do pagamento já foi depositado na conta da artesã. Ela, o marido e colaboradores têm um prazo de 90 dias para entregar as panelas, que atravessarão o oceano via container, que será embarcado no porto de Suape, em Pernambuco.
De acordo com Nevinha, esta não é a primeira vez que os ingleses compram suas famosas panelas pretas e marrons. O primeiro pedido, há alguns anos, foi de 125 peças. No ano seguinte, eles compraram 750 unidades. O maior pedido, feito pela mesma rede de restaurantes ingleses, foi de três mil peças.
Ela contou que os ingleses são exigentes e se encantaram com a qualidade e com o acabamento de suas panelas e demais utensílios, uns feitos de barro comum e outros de argila especial. Por dia, são "armadas” 75 peças; no dia seguinte, elas passam pelo acabamento e secagem e, em seguida, vão ao forno. Em 30 dias, a carga chega à Inglaterra.
O 15º Salão de Artesanato da Paraíba, que se encerra neste domingo (22), esteve aberto todos os dias, das 15h às 22h, desde o dia 22 de dezembro e reúne trabalhos de artesãos vindos de todas as regiões do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário