MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Projeto de irrigação faz aumentar a produção de uva de assentamento


Agricultores devem colher 60 toneladas da fruta em dois hectares.
Trabalho envolve 16 famílias do município de São João do Piauí, no PI.

Do Globo Rural
Os pequenos agricultores de um assentamento no leste do Piauí, que fazem parte de um projeto de irrigação, comemoram os bons resultados do cultivo da uva. A produção já é bem maior desde quando o cultivo começou, há quatro anos.
Dez por cento dos 13 mil habitantes do município de São João do Piauí, que fica a 450 quilômetros de Teresina, moram no assentamento e sobrevivem da fruticultura. Valdivino Araújo foi um dos primeiros agricultores a trabalhar no plantio de uva. “A uva tem um custo mais alto, mas o retorno é bem melhor do que trabalhar com feijão e milho”, compara.
Hoje, as 16 famílias, que trabalham no parreiral, devem colher 60 toneladas de uva em dois hectares plantados com a fruta. Essa quantidade é quatro vezes maior em relação ao início do projeto.
“Hoje, quem está dentro da uva sobrevive muito bem dentro do assentamento”, diz Maria José de Araújo, presidente da Associação de Produtores de Uva.
A produção de uva nessa região do Piauí deu resultado graças à combinação de três fatores: solo, sol e água para a irrigação. O sistema utiliza água do lençol freático e tudo é gratuito.
A CODEVASF, Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba, tem R$ 40 milhões para ampliar a produção de uva no município. “O projeto tem a estrutura iniciada e a conclusão está assegurada dentro de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento”, diz José Ocelo Rocha, superintendente da empresa.
A ampliação do projeto de irrigação contará com uma área de mil hectares e a conclusão das obras está prevista para 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário