MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Produtos produzidos com banana rendem lucro a agricultores no RJ


Angra dos Reis produz 500 toneladas de banana por ano.
Doces feitos com a fruta são comercializados na região.

Do Globo Rural

A banana é a grande atração de um distrito de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. O município é importante produtor da fruta no estado. A fruta é transformada em vários produtos na casa do agricultor Pedro de Andrade e os doces são comercializados na região. “O rendimento financeiro tem ajudado muito porque a variedade de banana na região é muito boa”, diz.
Angra dos Reis é o maior produtor no sul do Rio de Janeiro. Segundo a Emater, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural, o município produz 500 toneladas de banana por ano. A fartura é grande, mas nem sempre os caminhos para escoar a produção são fáceis. Os agricultores usam burros para levar as frutas, principalmente no Parque Mambucaba, que concentra grande parte do plantio e onde começou a cultura da banana, após o declínio do café.
“Setenta por cento da bananicultura de Angra dos Reis é a banana conhecida como a banana ouro”, diz Ciro Duarte Sobrinho, técnico agrícola da Emater.
Neste ano, no espaço de eventos do bairro é realizada a primeira edição da festa da banana, com barracas que oferecem pratos criados a partir da fruta e artesanato com a palha e o caule da bananeira.
“Mobilizar a comunidade num produto típico dela, desde a década de 20, no século passado, e motivar para que as pessoas acreditem que podem viver muito bem com a produção da banana”, explica Arundo da Silva Terceiro, coordenador da festa.
A festa da banana em Angra dos Reis termina no domingo (22).

Nenhum comentário:

Postar um comentário