MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Produtores rurais apostam no cultivo de frutas cítricas na Bahia

 

Pesquisas da Embrapa atestaram a viabilidade da produção em Juazeiro.
Altas temperaturas e baixa umidade são condições ideais para a citricultura.

Do Globo Rural
Os agricultores do Vale do São Francisco, conhecido pela produção de manga e uva em pleno semi-árido, decidiram apostar também nas frutas cítricas.
As altas temperaturas e a baixa umidade do ar são condições ideais para a citricultura. “Enquanto que as regiões litorâneas e São Paulo, principalmente, não conseguem produzir no período que vai se setembro a dezembro, nós temos essa facilidade de produção nesse período. Isso faz com que o produto tenha um valor melhor de mercado”, diz o agricultor Marcos Moraes.
O produtor Marcos Moraes conseguiu as orientações técnicas sobre o manejo do limoeiro com pesquisadores da Embrapa em Cruz das Almas, na Bahia, e em Petrolina, Pernambuco.
Há seis anos, a agrônoma da Embrapa Débora Bastos testa 40 variedades de frutas como tangerina, limão, pomelo e laranja. Os resultados obtidos confirmam que o clima e o solo do semi-árido favorecem a produção durante o ano todo com baixo custo. A qualidade também é melhor em relação a outras regiões.
As pesquisas da Embrapa atestaram a viabilidade da produção de citros em Juazeiro, na Bahia. Os primeiros investimentos dependeram muito mais da ousadia e coragem de produtores como João Sá, pioneiro na produção de pomelo, o resultado do cruzamento da laranja com a tangerina. A plantação tem 35 mil plantas que rendem 4,2 mil toneladas da fruta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário