MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Preço e produtividade compensam investimento no girassol no RS

 

Colheita termina com saldo positivo no Rio Grande do Sul.
Estado responde por 13% da safra nacional, ficando atrás de MT e GO.

Do Globo Rural
O noroeste do Rio Grande do Sul é uma das regiões que aposta no girassol. O agricultor Henri Brouwerf colhe os dez hectares plantados, metade do que foi cultivado na safra passada por causa da dificuldade em conseguir as sementes. Mesmo com a produtividade um pouco abaixo da expectativa, o produtor está satisfeito com o rendimento.
Nesta safra, o estado tem 4.631 hectares cultivados com girassol. A área é pequena se comparada com 2009, quando eram mais de 23 mil hectares. A boa notícia é que a redução não afetou o rendimento, que tem se mantido na média, inclusive com aumento na produtividade.
Segundo a Emater, em 2009 a média foi de 1.307 toneladas por hectare. Agora, a estimativa chega a 1.555 toneladas. O rendimento ficou equilibrado pelo clima favorável durante o desenvolvimento, principalmente nesta safra. “Nós tivemos prejuízo em parte da cultura do milho devido à estiagem que houve principalmente a partir do início de dezembro. Neste momento, o girassol já estava com a produção definida”, explica Cláudio Reis, agronômo da Emater.

Nenhum comentário:

Postar um comentário