MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 8 de janeiro de 2012

Postos atenderão vítimas da chuva até março, decidem ministros

 

Inicialmente, postos de ajuda permaneceriam até situação se normalizar.
Cinco ministros se reuniram neste domingo para definir novas medidas.

Débora Santos Do G1, em Brasília
Cinco ministros reunidos no início da noite deste domingo (8), em Brasília, decidiram manter até março os postos avançados montados nas regiões atingidas pelas enchentes em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, informou a assessoria do Ministério da Integração Nacional.
Inicialmente, o funcionamento desses postos seria apenas até que fosse normalizada a situação nos locais mais atingidos pelas chuvas. Os postos de ajuda contam com geólogos, técnicos de defesa civil e profissionais de saúde que trabalham para minimizar os estragos e no auxílio às populações que sofrem as consequências das chuvas.
Os resultados da reunião entre os cinco ministros serão apresentados à presidente Dilma Rousseff em audiência prevista para a manhã desta segunda. Participaram da reunião, no Centro Nacional de Gerenciamento de Risco e Desastres, os ministros Gleisi Hoffmann (Casa Civil), Fernando Bezerra Coelho (Integração Nacional), Aloizio Mercadante (Ciência, Tecnologia e Inovação), Paulo Sérgio Passos (Transportes) e Alexandre Padilha (Saúde). O encontro começou por volta das 18h30 e terminou às 21h.
Durante a reunião, segundo a assessoria do Ministério da Integração, os ministros relacionaram os municípios em situação considerada mais preocupante devido ao risco de deslizamentos de terra e inundações: Ouro Preto, Belo Horizonte e Contagem, em Minas Gerais; Nova Friburgo e Sumidouro, na região serrana do Rio de Janeiro; e Vitória, Serra e Santa Leopoldina, no Espírito Santo.
Segundo a assessoria do ministério, há uma preocupação especial do governo com a preservação do centro histórico de Ouro Preto.
O Ministério da Integração, tem disponíveis para ações de reconstrução R$ 450 milhões, que serão investidos em todos os estados atingidos pelas chuvas deste ano, informou a assessoria da pasta.
Nesta semana, o governo federal espera em Brasília a visita de uma equipe de técnicos do governo de Minas Gerais, que deve apresentar uma panorama do que o estado necessita para reparar os estragos causados pelas chuvas.
Minas Gerais é o estado mais afetado pelas chuvas. De acordo com boletim deste domingo da Defesa Civil, 12 pessoas morreram no estado desde o início do período chuvoso, em outubro, e 103 prefeituras decretaram situação de emergência.
Ainda não há informação sobre os pedidos de outros estados. Segundo a assessoria do ministério, a liberação depende desse relatório de justificativas que será feito pelos governos locais.

Bezerra
O ministro Fernando Bezerra, que participará da audiência dos cinco ministros com Dilma nesta segunda, é alvo de denúncia - que ele nega - de favorecimento político do próprio estado natal (Pernambuco) na distribuição das verbas de prevenção de desastres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário