MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Popularização de aparelhos dentários requer cuidados

 

Aumento do mercado tem sido de 20% ao ano, segundo o maior fabricante nacional. STJ afirma que o dentista tem uma obrigação de resultado.

JORNAL NACIONAL
Existe um mercado, no Brasil, que cresce a olhos vistos. É só observar como os aparelhos dentários se tornaram comuns, inclusive entre adultos, que não tiveram como pagar o tratamento na adolescência. Nos últimos anos, os preços caíram, mas essa popularização dos aparelhos também significou frustração para algumas pessoas.
Corrigir uns dentes tortos era o sonho de Bianca da Silva. Ela chegou começou a usar aparelho. “Usei durante dois anos. Eu ia ao dentista uma vez por mês e fazia uma manutenção. Só que eu não estava ficando satisfeita, já que não estava vendo nenhum resultado”, contou ela.
Uma queixa assim, em Mato Grosso do Sul, levou a Justiça a condenar um dentista a pagar uma indenização de R$ 20 mil a uma paciente insatisfeita. Na decisão, o Superior Tribunal de Justiça afirma que o dentista tem uma obrigação de resultado. Se descumprida, tem que indenizar pelo prejuízo eventualmente causado.
Aparelho para dentes já foi um tratamento caro. Era tudo importado. Mas, quando empresas nacionais começaram a fabricar, o preço diminuiu. E, se antes, as pessoas não gostavam muito, achavam feio, atualmente, quem usa fica até charmoso.
A internet anuncia aparelhos coloridos. Para Arthur Cerri, diretor da Associação Paulista De Cirurgiões Dentistas, virou moda. “O adolescente quer fazer uso do aparelho, mas é importante que se tenha uma indicação para que ele possa ser utilizado”, disse.
O maior fabricante nacional de aparelhos diz que o mercado vem crescendo 20% ao ano. Mas dentistas alertam: só com diagnóstico correto dá para saber se a pessoa precisa de aparelho e qual o tipo adequado “Precisa fazer uma moldagem da boca do paciente, tirar radiografias, para que a gente consiga ver e estudar a boca do cliente. Não é só chegar e colocar um aparelho”, explicou o dentista Leandro Lukacsak.
Bianca teve que trocar de dentista para poder sorrir fácil. “Os dentes que eram tortos, agora estão praticamente alinhados", afirmou ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário