MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 21 de janeiro de 2012

Plantio do algodão em Mato Grosso já ultrapassa metade de área prevista


Mato Grosso semeará 768,8 mil hectares nesta safra.
Produtores esperam bom regime de chuvas para garantir lavouras.

Do G1 MT

 O plantio do algodão atingiu, até o último dia 12, a cobertura de 63% dos 768,8 mil hectares destinados à cultura em Mato Grosso, no ciclo 2011/12. A estimativa é do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). Muitos produtores da pluma estão tentando agir com rapidez para garantir a semeadura dentro da época ideal de plantio e conquistar bons índices de produção e produtividade.
Na última safra 2010/11, agricultores começaram a semeadura do algodão com atraso e registraram queda na produtividade. Em 2012, os produtores anteciparam-se 15 dias e esperam registrar bons resultados com a colheita, prevista para o mês de agosto.
O produtor Carlos Rodrigo Bernardes da Silva começou a plantar nos 220 hectares da propriedade ainda este mês. “No nosso caso a chuva começou cedo, conseguimos plantar mais cedo também e consequentemente colheremos mais cedo também. Isso significa um aumento da produtividade”, observou.
Carlos conta também que 40% da safra que começou a ser plantada em janeiro já foram comercializados, mesmo antes da colheita. “Essa venda foi fixada na compra de produtos como adubo, semente e defensivo. Então fazemos uma troca antecipada pelo menos um ano”, frisou o agricultor.
Área cultivadaDe acordo com o Imea, a área cultivada em Mato Grosso deve crescer 6% em 2011/12. A região sudeste do estado, que responde por metade da produção, teve um acréscimo 13,4%, totalizando mais de 374,407 mil hectares.
Para o superintendente do Imea, Otávio Celidônio, a safra passada influenciou na atual. “No ano passado vivemos um momento de ótimos preços e foi o que permitiu o crescimento significativo da área da safra anterior e fez com que o produtor se planejasse, procurando insumos para preparar esta safra”, citou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário