MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Pesquisadora de Goiás afirma que pequi é fonte rica em nutrientes


Alimento tem vitamina A e ajuda na elasticidade da pele, diz Fátima Bosa.
Ela ainda afirma que parte da casca pode ser usada para fabricar cosmético.

Do G1 GO, com informações da TV Anhaguera
 Alimento tradicional na mesa dos goianos, o pequi é considerado uma poderosa fonte de nutrientes. De acordo com pesquisadora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Fátima Bosa, o fruto retém propriedades que contribuem para a saúde. “O pequi é considerado um alimento completo em nutrientes. Ele chega a ser usado como vitamina A sintetizada, que é responsável pela elasticidade da pele”, revela.
Além disso, segundo Fátima Bosa, a casca do fruto típico do cerrado também pode ser utilizada para fabricação de produtos para a beleza. “Já existem pesquisas ainda não divulgadas sobre a casca do pequi, que hoje em dia ainda é descartada. Ela pode ser usada para produzir alguns tipos cosméticos”, afirma a pesquisadora, que é responsável por 31 criações de novas receitas do pequi.
Receitas
Entre as inovações culinárias de Fátima Bosa, estão pães, bolos, patê, broa e até brigadeiro feitos do fruto comum em Goiás. Porém, o tradicional modo de preparo é o que mais agrada os moradores da região. “Feito juntamente com a carne de porco, arroz ou frango caipira fica tudo de bom. Mas, o pequi tem que ser aquele colhido do chão porque é o melhor”, revela a cliente de uma banca em uma feira da capital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário