MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Peixes e iguarias enriquecem a saborosa culinária do Amazonas

 

Tapioca com tucumã e queijo coalho são opções no café da manhã.
Restaurantes oferecem cardápio diversificado com peixes regionais.

Ana Graziela Maia Do G1 AM
Preparo da tapioca com tucumã (Foto: Ana Graziela Maia/G1AM)Preparo da tapioca com tucumã e castanha
(Foto: Ana Graziela Maia/G1AM)
Quando o assunto é gastronomia o Amazonas é um estado beneficiado pela grande variedade de sabores. Boa parte, proporcionada pela influência da culinária indígena, portuguesa e africana. Nos restaurantes, os cardápios contam com grande quantidade de pratos feitos a partir de peixes da região. É nos rios da Amazônia que está o maior número dessas espécies de água doce. Mas não é somente no almoço e jantar que os sabores amazônicos se destacam. No café da manhã, por exemplo, a grande variedade de iguarias, frutos e sucos são outras opções que agradam o paladar de amazonenses e turistas.
Um café da manhã regional geralmente é preparado com tapioca e pães com diferentes recheios, incluindo tucumã, queijo coalho, ovo frito e banana frita. Um dos sanduíches mais comuns e famosos na região é o 'X-Caboquinho', uma mistura de pão francês com queijo e tucumã.
Na cidade de Manaus existem diferentes opções neste segmento. À convite do Café Priscila, o G1 conheceu um pouco mais sobre o cardápio oferecido nas primeiras horas do dia.
A tapioca é uma iguaria bastante apreciada e uma das preferidas na refeição matinal. No local, ela pode ser preparada com alguns dos 30 sabores oferecidos, dos mais simples com manteiga, até as com recheios que incluem banana frita, carne seca, ovos, queijo coalho e demais opções.
Outra alternativa são os sanduíches regionais recheados em alguns casos com tucumã, banana frita e filé de carne. Pupunha, macaxeira, cará, tucumã e os sucos naturais de graviola, cupuaçu e taperebá completam a lista de uma mesa de encher os olhos.
Segundo a gerente Jéssica Carvalho, o empreendimento é uma filial. A matriz está localizada no município de Rio Preto da Eva, a 80km da capital. Em Manaus, é comum a procura por cafés regionais em área urbana, estradas e também em outras localidades da Região Metropolitana.
Sanduíche X-Caboquinho preparado com tucumã, banana frita, ovo e queijo coalho (Foto: Ana Graziela Maia/G1AM)Sanduíche X-Caboquinho preparado com tucumã, banana frita, ovo e queijo coalho (Foto: Ana Graziela Maia/G1AM)
Durante o almoço a cidade de Manaus conta com diferentes opções que vão desde estabelecimentos sofisticados até lugares mais simples. O Restaurante Peixaria Bom Gosto, localizado no bairro Cidade Nova, oferece cardápio variado. O local oferece 40 pratos só de peixes.
De acordo com o gerente Lucas Fernandes, o restaurante recebe grande número de turistas sempre em busca de pratos regionais. As opções incluem tambaqui na chapa e sem espinha, pirarucú, matrinxã, tucunaré, entre outros.
Uma das principais especialidades da casa é a costela de tambaqui ao molho de camarão fresco. Uma variação para quem está disposto a experimentar outras maneiras de preparo do peixe.
Costela de tambaqui (Foto: Ana Graziela Maia/G1)Costela de tambaqui ao molho de camarão fresco (Foto: Ana Graziela Maia/G1)

Para o jantar, quem chega a Manaus também tem opções regionais. O Restaurante e Soparia Papa Sopa, no bairro Parque das Laranjeiras, Zona Norte de Manaus, é especializado em pratos dessa natureza.
O chefe de cozinha Leonardo Araújo, falou ao G1 sobre o preparo de diferentes sopas utilizando os peixes da região.
Ele destacou a valorização dos temperos. "Eles são um dos principais ingredientes. No caso dos peixes é necessário ressaltar o sabor com pimentas e ervas, como o cheiro-verde, que dá um toque especial ao aroma e ao gosto", destacou.
No Papa Sopa, alguns dos destaques no cardápio é a mojica de tambaqui e a parmegiana de pirarucu, em que o principal tempero para ambos é o uso do cheiro-verde, também responsável pelo aroma principal das comidas.
Parmegiana de Pirarucu (Foto: Ana Graziela Maia/G1)Parmegiana de Pirarucu (Foto: Ana Graziela Maia/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário