MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Palestra orienta feirantes no manuseio de alimentos em Manaus


Primeira palestra promovida pela Sempab aconteceu no bairro da Betânia.
Evento pode ser solicitado por trabalhadores de outras feiras.

Do G1 AM
Objetivo da palestra era ensinar aos feirantes técnicas para garantir a qualidade dos peixes comercializados. (Foto: Altemar Alcantara / Semcom)Evento orientou feirantes no manuseio dos
alimentos comercializados
(Foto: Altemar Alcantara / Semcom)
Os trabalhadores da feira do bairro da Betânia, Zona Sul de Manaus, receberam nesta terça-feira (24) uma palestra sobre manuseio e conservação de pescado. O objetivo do evento que foi realizado na sede da Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento (Sempab) era ensinar aos feirantes técnicas para garantir a qualidade dos peixes comercializados.
A organização e limpeza do ambiente de trabalho também entraram em pauta. O uso de tábuas de madeira, onde os peixes são tratados, foi reprovado pelo secretário da Sempab, Rogério Vasconcelos, que orientou a substituição por tábuas de acrílico. “Essas tábuas, mesmo depois de lavadas, continuam com material orgânico, comprometendo a qualidade do alimento. Já as tábuas de acrílico não são porosas e, por isso, não absorvem o material orgânico e são facilmente limpas”, explicou.
Para ilustrar os exemplos apresentados na palestra, materiais iguais aos usados diariamente pelos feirantes foram usados. “Mostramos aos feirantes que hoje em dia é indispensável o uso de equipamentos de proteção individual como luvas, botas, avental e máscara”, disse a médica veterinária da Sempab, Ester Maria. Os trabalhadores também foram orientados a adquirir o pescado de empresas que possuam os selos dos serviços de inspeção municipal, estadual ou federal (Sim, Sie ou Sif).
Segundo a Prefeitura, a palestra de hoje foi a primeira de um ciclo que será realizado para orientar feirantes sobre a manipulação de alimentos. Os feirantes que desejarem participar das palestras ou levar o evento até a feira onde trabalham podem ligar para a Sempab no telefone 3663-8492 e agendar o serviço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário