MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Padarias de Itapetininga, SP, se preparam para reduzir sal em pães

 

O Guia publicado pela Anvisa prevê adequações dos fabricantes até 2014.
O excesso de sal pode provocar problemas de saúde como pressão alta.

Gláucia Souza Do G1 Itapetininga e Região
Preço do pão francês varia quase 100% em Campo Grande, diz Procon (Foto: Edemir Rodrigues/Subsecom) O pão francês é o alimento mais consumido pelos
brasileiros. (Foto: Edemir Rodrigues/Subsecom)
De acordo com dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 2008 e 2009, o brasileiro consome em média 53 gramas de pão de sal por dia (um pão francês pesa 50 gramas). Isso faz desse alimentos, um dos produtos mais consumidos no país.
Considerando esse estudo, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) lançou o Guia de Boas Práticas Nutricionais para Pão Francês, onde a fabricação seguirá protocolos com objetivo de reduzir a adição de sal. Atualmente, o consumo diário aproximado de sal é de 12 gramas por pessoa, enquanto o recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é de apenas 5 gramas (1 colher de chá).
Com a redução de sal, é possível também reduzir a ingestão de sódio, já que 40% do sal é constituído por sódio. Hoje cada unidade do pão francês recebe em média 320 mg de sódio. A meta é reduzir 10% até 2014. A Anvisa propõe mudanças a partir de 2012, quando os fabricantes deverão controlar em 304 mg. Já em 2014, a quantidade de sódio não deverá ultrapassar 289 mg em 2014 (a ingestão diária de sódio recomendada pela OMS é de 2000mg/dia).
O assunto já ganha destaque nas padarias. De acordo com empresário Lissandro Duarte de Melo, o proprietário de uma rede de panificadoras em Itapetininga, interior de São Paulo, o anúncio da Anvisa fez diversos clientes ficarem preocupados com o paladar. Para o empresário, a alteração não será difícil, mas exigirá a adaptação dos consumidores. “Será adaptar o paladar, no entanto não podemos esquecer que os brasileiros estão cada vez mais atentos aos hábitos saudáveis. Assim, acredito que o pão com menos sal será tão apreciado quanto é hoje”, afirma.
Lissandro ressalta ainda que já existe procurar por pães mais nutritivos e saudáveis. “É possível encontrar nas padarias e supermercados produtos com menos sal, mesmo gordura, sem glúten e outros tipos”, afirma.
As Associações Brasileira das Indústrias de Alimentação (Abia), Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias (Abima), Brasileira da Indústria de Trigo (Abitrigo) e a Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip), já assinaram o Termo de Compromisso para redução de sódio nos alimentos com o Ministério da Saúde e assim desenvolver metas nacionais para o controle do sal.
É importante destacar que o excesso de sal pode causar vários problemas de saúde como pressão alta, doenças nos rins e no coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário