MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Paciente morre após aguardar três meses por cirurgia em Mato Grosso

 

Jardineiro de 60 anos precisava fazer cirurgia de ponte de safena.
Justiça já havia determinado a realização de cirurgia há mais de 20 dias.

Pollyana Araújo Do G1 MT
O jardineiro Silas de Souza, de 60 anos, morreu após ficar três meses internado no Hospital Santa Casa de Misericórdia em Rondonópolis, a 218 quilômetros de Cuiabá. Ele precisava fazer uma cirurgia de ponte de safena, mas, apesar de a Justiça ter determinado, o procedimento cirúrgico não foi feito até este domingo (1º), quando ele morreu, como explicou a mulher da vítima, Rosana Alves Ferreira.
A decisão judicial em caráter liminar expedida há mais de 20 dias determinou, conforme a viúva, que a cirurgia fosse realizada em no máximo 48 horas. Ela afirmou em entrevista ao G1 que o marido sofreu um infarto há cerca de cinco meses e após fazer alguns exames que detectou que precisava passar por uma cirurgia de revascularização miocárdica.
A Secretaria de Saúde de Cuiabá, que está responsável pelo atendimento de alta complexidade, conforme informou a Secretaria Estadual de Saúde (SES), alegou que quando o caso não é de emergência fica em uma fila de espera da Central de Regulação, como foi o caso da vítima.
O médico da unidade então encaminhou um pedido para que a cirurgia fosse feita em Cuiabá. "Ele [paciente] foi até um hospital universitário em Cuiabá, fizeram a avaliação e mandaram ele embora de novo e disseram que ligariam quando tivesse vaga, mas não retornaram", reclamou a dona de casa.
Segundo ela, o marido vinha sentindo muita fraqueza e como a decisão judicial foi descumprida, o Ministério Público Estadual (MPE) ingressou com um novo pedido na Justiça para que o procedimento fosse feito em uma unidade particular de saúde. Porém, o paciente não resistiu e faleceu em Rondonópolis, antes de ser submetido ao procedimento cirúrgico.
Outro lado
A Secretaria de Saúde de Cuiabá informou, por meio da assessoria de imprensa, que Silas de Souza tinha uma cirurgia marcada para o dia 12 de dezembro, no entanto, na ocasião, a médica reguladora de Rondonópolis diagnosticou que o quadro de saúde do paciente tinha piorado e ele poderia não resistir ao procedimento.
De acordo com o órgão,o agendamento da cirurgia foi feito no dia 15 de setembro, quando a vítima esteve em Cuiabá para realizar um exame de cateterismo, ocasião em que, segundo a secretaria, foi detectada uma lesão cardíaca grave. Silas de Souza estava na Santa Casa de Rondonópolis aguardando melhoras para passar pelo procedimento cirúrgico de revascularização miocárdica, conforme o órgão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário