MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

'Os caprichos de Goya' chegam ao Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba


Exposição de 80 gravuras abre na próxima quinta-feira (26).
Especialista fala de 'um escuro sombrio e um claro volumoso'.

Vinícius Sgarbe Do G1 PR

Gravura de Francisco Goya (Foto: Divulgação/MON)Gravura de Francisco Goya (Foto: Divulgação/MON)
A partir da próxima quinta-feira (26), o Museu Oscar Niemeyer (MON) abre para a exposição de 80 gravuras de Francisco Goya (1746-1828), produzidas entre 1797 e 1799. As obras foram compostas com as técnicas água-forte, água-tinta, ponta seca e buril.
Na interpretação da diretora do MON, Estela Sandrini, “Goya elaborou narrações, e essas narrativas visuais apresentam, lado a lado, opostos, donzelas e monstros. Amor, dor e morte, temas perenes se evidenciam nas cenas que o artista divide entre um escuro sombrio e um claro volumoso”. Goya já era um consagrado pintor quando quis fazer gravuras.
Gravura de Francisco Goya, que completa primeira imagem desta notícia (Foto: Divulgação/MON)Gravura de Francisco Goya, que completa primeira imagem desta notícia (Foto: Divulgação/MON)
É preciso ter um espírito livre para poder apreciar a mostra “Os caprichos de Goya”, uma vez que, segundo o diretor do Instituto Cervantes de Curitiba, Salvador López Becerra, “a coleção satiriza a sociedade espanhola do fim do século XVIII, especialmente da aristocracia e do clero, do sistema de valores, do imobilismo dos costumes e da superstição”. Becerra afirma que “Goya é um dos precursores da arte moderna”.
A exposição abre no dia 26 de janeiro, às 19h. Nesse dia, a entrada será de graça. O fim está marcado para 24 de abril. O Museu fica na Rua Marechal Hermes, 999, no bairro Centro Cívico. Ele abre de terça a domingo, das 10h às 18h. Os ingressos custam R$ 4 e há meia entrada. No primeiro domingo de cada mês, é de graça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário