MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Obama defende 'oportunidade para todos' em fala no Congresso dos EUA


'É hora de aplicar mesmas regras aos de cima e aos de baixo', disse.
Em tom de campanha, éle prometeu combater políticas que levaram à crise.

Do G1, com agências internacionais
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, destacou na madrugada desta quarta-feira (25), no tradicional discurso do Estado da União, a reforma tributária, a criação de empregos e os investimentos em energia limpa como elementos fundamentais para recuperar a economia do país e reconquistar os "valores americanos".
Candidato já escolhido pelo Partido Democrata para tentar a reeleição, Obama abriu seu discurso perante as duas Casas do Congresso falando da saída das tropas militares norte-americanas do Iraque, uma das suas promessas de campanha em 2008 que conseguiu cumprir, e exaltou o sucesso da operação que resultou na morte do terrorista Osama bin Laden, líder da rede terrorista da al-Qaeda, em uma operação militar no Paquistão.
Presidente Barack Obama em discurso do Estado da União (Foto: Saul Loeb/Pool/Reuters)Presidente Barack Obama em discurso do Estado da União (Foto: Saul Loeb/Pool/Reuters)
Em seguida, focou suas palavras na desigualdade tributária do país, que, segundo ele, permite que ricos paguem menos impostos que a classe média norte-americana.
"Um bilionário precisa pagar pelo menos o mesmo que a sua secretária em impostos. É hora de aplicar as mesmas regras aos de cima e aos de baixo: sem planos de resgate, dádivas ou escapatórias. Os Estados Unidos que vão durar precisam que cada um assuma suas responsabilidades", disse o presidente na fala transmitida ao vivo nos EUA a partir das 21h locais (0h de quarta-feira no horário de Brasília).
A mudança nas alíquotas de impostos também beneficiaria a criação de empregos em território norte-americano. "Se você tem uma empresa que deseja mandar empregos para fora do país, você não deveria conseguir descontos nos impostos", disse Obama.
"Por isso, temos uma grande oportunidade de trazer as indústrias de volta. Façam o que puderem para trazer empregos de volta para o seu país, e o seu país fará tudo o que é possível para que você tenha sucesso", completou o presidente dos EUA.
Sistema financeiro
Obama foi enfático no combate às políticas que mergulharam o país na crise econômica de 2008. "Se você é uma grande instituição financeira, não pode fazer apostas arriscadas com o dinheiro dos seus clientes. Você precisa detalhar os seus planos de pagamento caso essas contas deem errado. Não vou voltar aos dias nos quais Wall Street fazia o que queria", disse.
Obama também afirmou que manter a promessa de oportunidades econômicas para todos é “a questão chave de nossa época”, e que oferecer estas oportunidades “não são valores democratas ou republicanos, mas sim norte-americanos”.
“Não podemos esquecer: milhões de norte-americanos que trabalham duro e respeitam as regras merecem um governo e um sistema financeiro que faça o mesmo”, disse o presidente.
A menção aos valores "americanos" ocorre em meio à acirrada disputa entre pré-candidatos republicanos para decidir quem vai enfrentar Obama nas eleições de novembro.
Energia limpaObama também insistiu na necessidade do desenvolvimento de formas limpas e renováveis de energia para eliminar a dependência do petróleo e seguir com o desenvolvimento do país.
"A melhor maneira de economizar dinheiro é gastando menos energia. O desenvolvimento do gás natural irá criar empregos em fábricas mais limpas e baratas, para que não precisemos escolher entre meio ambiente e desenvolvimento".
"Eu não vou entregar a energia eólica, o gás, para a Alemanha ou para a China por não termos responsabilidade. Dependemos do petróleo por anos. Agora é hora de mudar", disse.
Política externa
Obama também encontrou tempo para comentar a relação dos EUA com o Irã, e afirmou que não desistirá do combate ao desenvolvimento de armamentos nucleares pelo país do Oriente Médio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário