MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 21 de janeiro de 2012

Nutricionista fala sobre problemas digestivos


Karin Honorato mostra alimentos que podem provocar azia e gases.
Ela ainda dá dicas de alimentação para combater esses problemas.

Do G1 MG

A nutricionista Karin Honorato fala neste sábado (21) sobre dois problemas digestivos que acometem as pessoas: o excesso de gases e a azia. O primeiro assunto abordado é o excesso de gases. Segundo ela, é normal uma pessoa expelir até 10 vezes ao dia os gases produzidos no organismo. “Mas algumas pessoas fazem isso em mais quantidade, e acaba sendo um processo doloroso e até mesmo incômodo. Por isso, é importante você saber como evitar e o que pode estar causando isso no seu organismo”, explica.
Ainda de acordo com Karin, quando você ingere carboidratos, amidos, fibras e até mesmo o açúcar, você muitas vezes não tem uma digestão completa, nem no estomago e nem no intestino delgado. “Então esses resíduos chegam ao intestino grosso. E lá onde também possuem varias bactérias, acaba ocorrendo uma fermentação, e com isso, o aumento dos gases”, afirma a nutricionista.
Ela ressalta a importância de a pessoa detectar quais os alimentos estão provocando o aumento da produção de gases no organismo. Segundo Karin, o feijão, algumas hortaliças (como repolho, brócolis, couve e agrião), o leite, alimentos ricos em fibras (como a maçã e a aveia) e a cebola podem provocar aumento do volume de gases.
O feijão “é rico em um açúcar e muitas pessoas têm a deficiência da enzima que faz esse processo digestivo ser eficiente”, diz. A nutricionista ressalta que a pessoa não pode deixar de consumir o feijão por causa dos gases. Ela recomenda deixar o feijão de molho e acrescentar lascas de gengibre e muito alho no preparo do alimento.
Caso as hortaliças citadas por Karin, que são ricas em enxofre, provocarem aumento de gases, é indicado o consumo das mesmas refogadas. Assim como a cebola que pode ser “levemente cozida”.
Sobre o leite, ela afirma que a intolerância a lactose “é muito individual” e que a quantidade e a tolerância de leite para cada pessoa pode variar muito.
A nutricionista indica um tipo de alimento para combater o excesso de gases. “Para aliviar todo esse problema, é fundamental consumir em todos os preparos que você puder as ervas carminativas: hortelã, manjericão, coentro, louro, alecrim, cominho, gengibre e até erva doce.”
Azia
A nutricionista define a azia como sensação de ardência e queimação. Ela afirma que é comum a pessoa as vezes ter uma azia. “O problema é quando isso se torna crônico. Porque o incômodo é cada vez maior”, diz.
Karin explica o que provoca a azia. Segundo ela, quando nós engolimos o alimento, ele passa pelo esôfago para chegar até o estômago. No esôfago tem um canal, tipo um anel, que se abre. Ai o alimento cai no estômago. Muitas vezes, esse anel não está funcionando tão bem. E com isso todo o ácido que deveria ficar dentro do estômago, volta para o esôfago.
De acordo com a nutricionista, alguns alimentos favorecem o relaxamento desse anel do esôfago, como: o chocolate. As bebidas alcoólicas e a cafeína aumentam a acidez no organismo. Karin ainda explica que as frutas cítricas, o tomate e os derivados e os condimentos industrializados, como mostarda, catchup e maionese, já passam pelo esôfago com uma acidez maior, o que pode causar irritação na mucosa. “Por isso, algumas pessoas não são tolerantes a esses alimentos quando já estão passando por situações de azia frequentes”, afirma.
A nutricioncionista recomenda o consumo das ervas carminativas – hortelã, manjericão, coentro, louro, alecrim, cominho, gengibre e até erva doce – pois elas melhoram o processo de digestão, e isso provoca a diminuição da azia. Ela ainda recomenda refeições com intervalos de no máximo três horas. E também desaconselha o exercício físico depois da alimentação, pois isso favorece a volta dos alimentos ao esôfago.
Karin recomenda que as pessoas evitem o consumo de alimentos que provocam a azia como o chocolate, as bebidas alcoólicas e os condimentos industrializados. No caso de frutas e legumes, a nutricionista recomenda detectar aquelas que não te favorecem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário