MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Nove donos de postos suspeitos de fraude são indiciados no Paraná


Todos eram clientes da Power Bombas, suspeita de comandar esquema.
Os 21 donos de postos devem ser ouvidos até a próxima sexta-feira (27).

Fernando Castro Do G1 PR

A Delegacia de Crimes Contra a Economia e Proteção ao Consumidor (Delcon) indiciou nesta semana nove proprietários de postos de combustíveis suspeitos de fraude. Todos eram clientes da Power Bombas, empresa de Cléber Salazar, que é suspeito de comandar um esquema de adulteração de bombas para lesar consumidores, e nega as irregularidades.
Os clientes de Salazar começaram a ser ouvidos pela Delcon na segunda-feira (16), tendo prestado depoimento nove, até o momento. Ao todo, são 21 postos nos quais as vistorias encontraram irregularidades. “Via de regra, todos foram unânimes em dizer que tinham o serviço prestado pela Power Bombas, mas que nunca tiveram nenhum serviço oferecido para fraudar bombas. Com referência aos lacres, eles desconheciam que tivesse havido isso nos postos”, afirmou o delegado Jairo Estorílio.
Em depoimento ao Ministério Público (MP) e a Delcon, Salazar negou as irregularidades e classificou as imagens exibidas em matéria do Fantástico como parte de atividades lícitas."À época das denúncias, ele se defendeu. "Minha vida é um livro aberto, tenho cadastro no Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Todo mês eu passo a relação de todos os postos que a gente faz a manutenção. Os técnicos estão preparados para trabalhar perante a lei", disse.
O delegado destacou que chamou a atenção nos primeiros depoimentos a discrepância entre os valores informado dos negócios praticados entre os postos e a Power Bombas. "Eles alegam que pagavam entre R$ 400 e R$ 500 por mês. O Cléber afirmou que cobrava 5 mil por bico, leva a crer que era para fraude mesmo", disse ao G1. Os outros 12 proprietários de postos serão ouvidos na próxima semana.
Estorílio também afirmou que a população pode ajudar na fiscalização aos postos. “Vai nos ajudar muito que a população procure abastecer seus veículos em postos onde não foi encontrado nenhum tipo de irregularidade. Se ela tiver qualquer suspeita, por exemplo, quanto ao volume, ela que peça a nota fiscal e ela pode nos procurar aqui”, disse.
O telefone da Delcon é 41 3884-7100.
Entenda o caso
Placa eletrônica instalada nas bombas de combustível lesava o consumidor (Foto: Divulgação/Agência Estadual de Notícias)Placa instalada nas bombas desviava combustível
(Foto: Divulgação/Agência Estadual de Notícias)
Uma reportagem do Fantástico exibida no dia 8 de janeiro denunciou a fraude na venda de combustíveis. Segundo a reportagem, uma placa vendida pela empresa de Salazar conseguia adulterar a quantidade de combustível vendida aos consumidores. O dispositivo era acionado por controle remoto, para fugir da fiscalização.
Com uma câmera escondida, a equipe do programa flagrou o momento em que Salazar oferece o equipamento a um repórter, que estava disfarçado como dono de um posto de combustível.
Além disso, a equipe também calculou o tamanho do prejuízo dado aos consumidores. Em um dos postos, para cada 20 litros que a bomba mostrava, 1,4 litro não chegava ao tanque. O esquema foi constatado pelo programa em três estados, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário