MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 21 de janeiro de 2012

No Recife, 712 mil pessoas devem ser vacinadas contra hepatite B


Faixa etária para vacinação foi ampliada para pessoas de até 29 anos.
Aumento é de 280 mil pessoas, quando comparado com 2011.

Do G1 PE

Postos de saúde do Recife dão a vacina. (Foto: Reprodução / Tv Globo)Postos de saúde do Recife dão a vacina.
(Foto: Reprodução / Tv Globo)
O Ministério da Saúde ampliou a faixa etária para a vacinação contra a hepatite B, atingindo agora pessoas com até 29 anos de idade. Com a modificação, a expectativa é de que cerca de 280 mil vacinações a mais sejam feitas neste ano, atingindo cerca de 712 mil pessoas no Recife, segundo a Prefeitura.
Em 2011, foram registrados 39 casos da doença no Recife, a maioria na faixa etária que será beneficiada este ano, entre 20 e 34 anos. A vacina é encontrada nos 160 postos de saúde do Recife e não apresenta efeitos colaterais. Para ficar livre da doença, a pessoa deve tomar três doses, sendo a segunda um mês após a primeira, enquanto que a terceira deve ser aplicada seis meses após a primeira dose.
A imunização contra a doença vem sendo uma das preocupações da Secretaria de Saúde do Recife. Além de prevenir a Hepatite B, a intenção é erradicar a doença a longo prazo em todo o Brasil. “Em 2011, a faixa etária já subiu de 19 para 24 anos. O Ministério da Saúde prioriza a vacinação dos grupos de risco, já foram crianças, adolescentes e agora jovens adultos. A ampliação é importante porque a doença também é transmitida por relação sexual, e a faixa dos 24 aos 29 anos corresponde a pessoas que estão com a vida sexual ativa", explica a coordenadora do programa de vacinação da Secretaria de Saúde do Recife, Elizabeth Azoubel.
Independente de faixa etária, a vacina também é fornecida para grupos vulneráveis da população, como gestantes, manicures, pedicures, podólogos, caminhoneiros, bombeiros, policiais civis, militares e rodoviários, doadores de sangue e coletores de lixo domiciliar e hospitalar. Os postos de saúde funcionam de segunda a sexta, de 8h às 17h.
A doença
A hepatite B é uma infecção no fígado e, muitas vezes, não apresenta sintomas. Quando não tratada, pode evoluir para uma doença mais grave, como cirrose hepática ou câncer. A transmissão ocorre em relações sexuais sem preservativo com pessoas portadoras do vírus, com o compartilhamento de objetos contaminados, como lâmina de barbear, alicates de unha, e também no contato direto com materiais biológicos, como sangue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário