MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 22 de janeiro de 2012

Nas férias veja dicas para evitar problemas de postura das crianças



Jogando videogame ou brincando no chão a postura tem que ser respeitada.
Fisioterapeuta dá dicas para os pais.

Do G1 Bauru e Marília
Comente agora
No período de férias as crianças costumam ficar em casa jogando videogame, acessando a internet ou brincando no chão. Mas um fator importante e que merece atenção é a postura das crianças, que se não for acompanhada de perto pelos pais, pode gerar problemas futuros.
O G1 consultou uma fisioterapeuta para dar dicas de postura para crianças em situações do dia a dia. Confira:
“Recebo muitas crianças com lesões nos polegares por segurarm o joystick”, conta a doutora Eloísa (Foto: Guilherme Martins)“Recebo muitas crianças com lesões nos
polegares por segurarm o joystick”, conta a doutora
Eloísa (Foto: Guilherme Martins)
O videogame
É normal que crianças fiquem em frente a TV por horas a fio jogando videogame. Mas será que esse hábito pode gerar algum problema postural? A fisioterapeuta Eloísa Aparecida Nelli diz que sim. “Recebo muitas crianças com lesões nos polegares por ficarem quase o dia todo segurando um joystick”, conta.
Em alguns casos a criança possui um videogame que exige movimentos corporais do jogador e estes são os mais indicados. “Quando a criança está se mexendo, tudo bem. O melhor é dar preferência a jogos que propõem uma integração do corpo com o aparelho. E se jogar descalço é melhor ainda”. Para ela a TV e o computador liberam radiação, então é importante andar descalço também, para liberar essa energia.
E além das lesões nos dedos, muitas também sentam de maneira incorreta. No caso de jogos em que é necessário segurar um controle e ficar sentado, o ideal é fazer pausas para relaxar. “A cada meia hora de jogo, é bom fazer uma pausa de 10 a 15 minutos”.
Normalmente ao sentar-se, a criança aos poucos vai relaxando e arcando os ombros para frente. “Depois de uns dez minutos, geralmente eles já estão completamente esparramados no sofá”.
O ideal ao sentar-se para jogar um videogame ou ver TV é encostar a lombar e a coluna em um local plano. “Tem que sentir o bumbum encostando no encosto mesmo”, indica. Outra alternativa é sentar-se no chão, com as pernas cruzadas e a coluna reta. “A posição estará certa quando a criança sentir que está sentando sobre as pernas e não sobre a lombar”.
Para a telefonista Maria Cristina Mesa, mãe do Matheus, de 9 anos, é difícil manter a postura das crianças. “É complicado manter a criança na posição correta por horas porque eles se mexem muito”.
Em alguns casos, crianças de 10 anos não conseguem encostar as pontas dos dedos nos pés, com os joelhos esticados. Isto é reflexo de um problema postural que precisa ser tratado para não se agravar com o tempo. “Quando as crianças ficam muito tempo curvadas para frente, acaba gerando uma diferença de altura nos ossos das costas e encurtamento da musculatura”.
Na frente do computador
Ao ficar na frente do computador, o ideal é que haja um ângulo de 90 graus no quadril, joelhos e tornozelo. Muitas crianças sentam em cadeiras e ficam com os pés sem tocar o chão e isto deve ser corrigido. “O ideal é colocar um apoio para os pés de modo que as pernas da criança repousem enquanto está na frente do computador. Sempre com as plantas dos pés no chão”.
De acordo com Eloísa, a tela tem sempre que ficar em uma linha reta na altura dos olhos ou levemente elevadas. Nos casos em que é usado um notebook no colo, o indicado é usar uma almofada em cima das pernas cruzadas para aumentar a altura do aparelho.
A posição mais indicada é deitado de bruços. (Foto: Guilherme Martins)A posição mais indicada é deitado de bruços.
(Foto: Guilherme Martins)
Brincando no chão
Ao contrário do que muitos pensam, ao brincar no chão a posição mais indicada é deitado de bruços. “É bom porque estica a coluna e compensa todo o desgaste das horas arcado para frente”, indica.
A prática de esportes também é fundamental. Dentre eles o que mais se destaca é a natação. “É o melhor esporte para quem está em desenvolvimento, porque ele mexe com todos os músculos do corpo”.
“É sempre bom receber estes conselhos. Vamos policiar muito mais a postura do Matheus. São conselhos que se eu tivesse recebido, poderia ter evitado muitos problemas na lombar que tenho hoje em dia”. Já o pequeno Matheus promete passar adiante os conselhos. “Vou contar para os meus colegas na escola e dar dicas a todos eles”, diz.
O ideal ao sentar-se é encostar a lombar e a coluna em um local plano. (Foto: Guilherme Martins)O ideal ao sentar-se é encostar a lombar e a coluna em um local plano. (Foto: Guilherme Martins)

Nenhum comentário:

Postar um comentário