Jornal denunciou em 2011 que ministério teria forjado mudanças em projeto.
Obra do trem de superfície deve custar cerca de R$ 1,26 bilhão.
VLT será modelo de transporte durante a copa em
Cuiabá (Foto: Assessoria/Agecopa)
O Ministério das Cidades validou a carta-consulta para a contratação do empréstimo de R$ 423 milhões destinados à implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Cuiabá, uma das sedes da Copa do Mundo de 2014. O recurso já estava aprovado para o antigo Bus Rapid Transit (BRT), ônibus com linha exclusiva, e será redirecionado para o metrô de superfície.Cuiabá (Foto: Assessoria/Agecopa)
A primeira etapa da seleção da carta-consulta para contratação do empréstimo pelo Programa Pró-Transporte foi publicada no Diário Oficial da União, que circula nesta sexta-feira (13). A segunda etapa da seleção de propostas consiste na contratação de R$ 727 milhões. Além do financiamento, o governo de Mato Grosso investirá R$ 110 milhões com recursos próprios, totalizando um investimento de R$ 1,26 bilhão no VLT.
Regime diferenciado
A Caixa Econômica Federal (CEF) aguardava a publicação da portaria para fazer o distrato. Após a contratação do empréstimo, a Secretaria Estadual da Copa (Secopa) informou que lançará o edital de licitação do VLT nos moldes do Regime Diferenciado de Contratações (RDC), que consiste em uma licitação para mais simplificada.
A previsão inicial do governo era lançar a licitação do VLT até a metade de dezembro do ano passado, mas foi adiada para este mês de janeiro. A obra do trem de superfície deve começar no primeiro trimestre de 2012 e o término deve ser em dezembro de 2013, conforme informou o governo do estado.
Polêmica do VLTO processo de mudança no modal de transporte público – de BRT para VLT - para o mundial gerou uma polêmica no ano passado. Uma reportagem publicada pelo jornal "O Estado de S. Paulo" mostrou que o Ministério das Cidades forjou documento que autorizou mudanças no projeto de mobilidade urbana na capital, ampliando o custo da obra. O Ministério negou a fraude e classificou como disputa política.
"A importância dessa publicação de hoje é que possibilita dar continuidade e celeridade nos prazos de lançamento do edital para licitação da obra.", destacou o secretário da Secopa, Eder Moraes. Nos próximos dias, informou a Secopa, o estado também realizará confirmação da capacidade de endividamento junto à Secretaria do Tesouro Nacional.
Confira a rota do VLT
O VLT será implantado no canteiro central nos itinerários CPA - Aeroporto e Coxipó – Centro, percorrendo 22,2 km. O volume de ônibus que circula pelas avenidas será reduzido quando o novo modal entrar em operação. Os veículos alimentarão o sistema de VLT, trazendo os passageiros dos bairros até uma das estações do metrô de superfície, que ficarão ao lado dos trilhos no canteiro central.
Com 15 Km de extensão, o trajeto CPA-Aeroporto contará com dois terminais de integração (CPA1 e André Maggi, que terá um elevado ferroviário no aeroporto Marechal Rondon), 22 estações de transbordo, dois viadutos, três trincheiras e uma ponte. Nesse trecho será feito também a reestruturação do canal da prainha, na região central de Cuiabá.
O eixo Coxipó-Centro terá 7,2 Km de extensão, um terminal de integração (Coxipó), 11 estações de transbordo, três viadutos e duas pontes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário