MEDIÇÃO DE TERRA

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MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Ministério das Cidades dá aval para obra polêmica do VLT da Copa em MT

 

Jornal denunciou em 2011 que ministério teria forjado mudanças em projeto.
Obra do trem de superfície deve custar cerca de R$ 1,26 bilhão.

Ericksen Vital Do G1 MT
Modelo de VLT que será implantado em Cuiabá para a Copa 2014 (Foto: Assessoria/Agecopa)VLT será modelo de transporte durante a copa em
Cuiabá (Foto: Assessoria/Agecopa)
O Ministério das Cidades validou a carta-consulta para a contratação do empréstimo de R$ 423 milhões destinados à implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Cuiabá, uma das sedes da Copa do Mundo de 2014. O recurso já estava aprovado para o antigo Bus Rapid Transit (BRT), ônibus com linha exclusiva, e será redirecionado para o metrô de superfície.

A primeira etapa da seleção da carta-consulta para contratação do empréstimo pelo Programa Pró-Transporte foi publicada no Diário Oficial da União, que circula nesta sexta-feira (13). A segunda etapa da seleção de propostas consiste na contratação de R$ 727 milhões. Além do financiamento, o governo de Mato Grosso investirá R$ 110 milhões com recursos próprios, totalizando um investimento de R$ 1,26 bilhão no VLT.
Regime diferenciado
A Caixa Econômica Federal (CEF) aguardava a publicação da portaria para fazer o distrato. Após a contratação do empréstimo, a Secretaria Estadual da Copa (Secopa) informou que lançará o edital de licitação do VLT nos moldes do Regime Diferenciado de Contratações (RDC), que consiste em uma licitação para mais simplificada.
A previsão inicial do governo era lançar a licitação do VLT até a metade de dezembro do ano passado, mas foi adiada para este mês de janeiro. A obra do trem de superfície deve começar no primeiro trimestre de 2012 e o término deve ser em dezembro de 2013, conforme informou o governo do estado.
Polêmica do VLTO processo de mudança no modal de transporte público – de BRT para VLT - para o mundial gerou uma polêmica no ano passado. Uma reportagem publicada pelo jornal "O Estado de S. Paulo" mostrou que o Ministério das Cidades forjou documento que autorizou mudanças no projeto de mobilidade urbana na capital, ampliando o custo da obra. O Ministério negou a fraude e classificou como disputa política.
"A importância dessa publicação de hoje é que possibilita dar continuidade e celeridade nos prazos de lançamento do edital para licitação da obra.", destacou o secretário da Secopa, Eder Moraes. Nos próximos dias, informou a Secopa, o estado também realizará confirmação da capacidade de endividamento junto à Secretaria do Tesouro Nacional.
Confira a rota do VLT
O VLT será implantado no canteiro central nos itinerários CPA - Aeroporto e Coxipó – Centro, percorrendo 22,2 km. O volume de ônibus que circula pelas avenidas será reduzido quando o novo modal entrar em operação. Os veículos alimentarão o sistema de VLT, trazendo os passageiros dos bairros até uma das estações do metrô de superfície, que ficarão ao lado dos trilhos no canteiro central.
Com 15 Km de extensão, o trajeto CPA-Aeroporto contará com dois terminais de integração (CPA1 e André Maggi, que terá um elevado ferroviário no aeroporto Marechal Rondon), 22 estações de transbordo, dois viadutos, três trincheiras e uma ponte. Nesse trecho será feito também a reestruturação do canal da prainha, na região central de Cuiabá.
O eixo Coxipó-Centro terá 7,2 Km de extensão, um terminal de integração (Coxipó), 11 estações de transbordo, três viadutos e duas pontes.

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