MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 14 de janeiro de 2012

MG tem 166 cidades em situação de emergência por causa da chuva

 

Com os novos números, 19% dos municípios estão em emergência.
Mais de 3 milhões de pessoas foram afetadas pelas chuvas.

Do G1 MG
Rio das Mortes e Córrego do Lenheiro transbordaram em São João Del Rei, deixando a cidade alagada.  (Foto: Geraldo Assunção Rodrigues/VC no G1)São João Del Rei está entre as cidades que
tiveram situção de emergência decretada
(Foto: Geraldo Assunção Rodrigues/VC no G1)
A Defesa Civil de Minas Gerais informou neste sábado (14) que 166 cidades já decretaram situação de emergência por causa da chuva no estado. Com os novos números, 19% dos municípios de Minas Gerais estão em emergência. O balanço considera municípios que enfrentam problemas decorrentes de temporais desde outubro, início do período chuvoso.
Treze novas cidades entraram para a lista do órgão: Brás Pires e Simonésia, na Zona da Mata, Ferros, Itueta, Nova Lima, Prados, Rio Manso, São João Del Rei, na Região Central, Coluna, Engenheiro Caldas e Iapu, no Rio Doce, Ibiaí, no Norte, e Pains, no Centro-Oeste.

No estado, 228 municípios foram afetados de alguma forma pela chuva, atingindo cerca de 3,1 milhões de pessoas. Destas, 52.723 ficaram desalojadas e 4.639 estão desabrigadas. Neste sábado (14), a Defesa Civil confirmou que três pessoas estão desaparecidas e 15 morreram. Desde outubro, 639 imóveis e 330 pontes ficaram destruídas.
Quando a situação de emergência é decretada pelas prefeituras, o município passa a receber ajuda emergencial, como cesta básica e colchões. A liberação de recursos financeiros depende da homologação do decreto pelo governo estadual e do reconhecimento pela União.

O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, anunciou que o governo federal vai liberar R$ 75 milhões para os estados de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro enfrentarem os problemas decorrentes das fortes chuvas que atingem os estados desde o início do mês. Minas Gerais será o estado mais beneficiado, com liberação de R$ 30 milhões. A verba será disponibilizada via cartão de pagamento da Defesa Civil aos municípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário