MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

MG, RJ e ES recebem doses extras de vacina contra tétano e difteria

 

Ação é para reforço no combate de doenças após chuvas nos estados.
Pessoas atingidas por enchente têm direito à imunização.

Do G1 MG
Os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo estão recebendo doses da vacina dupla bacteriana, que previne contra tétano e difteria, para que sejam enviadas aos municípios atingidos pela enchente. O objetivo do Ministério da Saúde é que seja feito um mutirão para imunizar os moradores. A ação é um reforço no combate às doenças e as pessoas precisam ir ao posto de saúde para serem imunizadas.
De acordo com o ministério, Minas Gerais receberá 400 mil doses, principalmente para os 179 municípios que estão em situação de emergência. Segundo o órgão, a preocupação maior é com os adultos que, normalmente, não mantêm a imunização em dia. Como as crianças têm o cartão de vacinação, o problema é menor.
A dupla bacteriana protege contra tétano e difteria, que podem acontecer em situações como as enchentes. Outra doença que preocupa e não tem vacina é a leptospirose, transmitida pela urina do rato.
O tétano é causado por bactéria encontrada na terra, na água suja, na poeira e nas fezes de animais e humana. A contaminação se dá pela pele com algum tipo de lesão superficial ou profunda. A pessoa pode se ferir e ser contaminada, ou se ela já tiver um ferimento e entrar em contato com a bactéria. Os sintomas são dificuldade para engolir, rigidez em várias partes do corpo como nuca, rosto, abdômen e convulsão, e pode matar. O tempo de incubação é de sete dias.
A difteria é transmitida pela vias respiratórias e a contaminação acontece, principalmente, em ambientes fechados. Os sintomas são dor de garganta, febre, aumento de tamanho dos gânglios no pescoço e dificuldade de engolir. O tempo de incubação é de três a cinco dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário