MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Manaus é uma das capitais a receber curso de voluntários para a Copa

 

Curso será oferecido pelo Ministério do Turismo e OMT.
Ministro do Turismo vai negociar o convênio esta semana.

Girlene Medeiros Do G1 AM
Arena da Amazônia 300 (Foto: Divulgação)Curso, em Manaus, deverá ser organizado pela OMT.
(Foto: Divulgação)
Manaus é uma das capitais brasileiras que vai receber o curso de formação para voluntários para a Copa de 2014 e as Olimpíadas. A capacitação faz parte de um convênio entre o Ministério do Turismo (MTur) e a Organização Mundial do Turismo (OMT), que deve ser assinado esta semana.
A qualificação "Turismo e Cooperação Internacional para o Desenvolvimento" será disponibilizado para as 12 cidades-sede do mundial de futebol de 2014. O objetivo é aumentar o time brasileiro de voluntários da OMT. O curso deve ser focado na organização e gestão de impactos de megaeventos esportivos e terá, como público, jovens maiores de 20 anos que desejam participar de projetos de cooperação internacional ligados ao turismo.
De acordo com informações do MTur, o ministro de Estado do Turismo do Brasil, Gastão Vieira, vai se reunir, esta semana, em Madri (Espanha), com o secretário-geral da OMT, Taleb Rifai. A reunião servirá para negociar a realização de uma edição brasileira da capacitação. Segundo o ministro, a realização desses treinamentos revitaliza a economia, gera incentivos para investimento, impulsiona a geração de empregos e projeta o mercado de turismo brasileiro no cenário internacional.

“A agenda de desenvolvimento que se cria com uma Copa é uma oportunidade histórica para orientar ações urbanas, esportivas, ambientais, culturais e, principalmente, sociais. O legado precisa estar focado nos cidadãos brasileiros que vão abraçar o maior evento esportivo internacional do planeta”, afirmou o ministro.
Avanço no turismo
De acordo com informações da OMT, o turismo no Brasil avançou cinco por cento no primeiro semestre de 2011 com grande peso de desenvolvimento verificado nas doze cidades-sede da Copa de 2014, impulsionado, principalmente, pelo turismo doméstico.

A parcela de movimentação dessas capitais corresponde a mais de 70% da receita gerada pelo setor de turismo no país. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as cidades-sede, e respectivas regiões metropolitanas, selecionadas para sediar a Copa de 2014, representam cerca de 32% da população brasileira com mais de 60 milhões de habitantes. De acordo com o IBGE, essas cidades estão entre as dez cidades mais populosas do país e são responsáveis por quase 43% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário