MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 7 de janeiro de 2012

Mais de 200 haitianos entraram em Tabatinga, no AM, em 2012

 

Atualmente, cerca de 1500 haitianos vivem em Tabatinga, interior do AM.
Para chegar ao Amazonas, eles pagam até 4 mil dólares para coiote.

Do G1 AM
O município de Tabatinga, a 1.180 Km de Manaus, registrou no início deste ano quase 1500 haitianos morando na cidade. Em menos de uma semana, 208 entraram ilegalmente no município, em 2012.
A situação se repete desde o início de 2010, quando o Haiti foi devastado por um terremoto. Para chegar ao Amazonas, eles pagam até 4 mil dólares para coiotes - atravessadores que prometem uma vida melhor no Brasil.
Na cidade de Tabatinga, os haitianos são recebidos por representantes da Igreja Católica. Em seguida, entram em uma lista de espera para serem entrevistados pelo setor de Imigração da Polícia Federal (PF). O atendimento ocorre três vezes por semana e em média são atendidos de dez a 13 haitianos por dia.

De acordo com a PF, dois agentes federais fazem as entrevistas. O cadastro é repassado para o Comitê Nacional de Refugiados (Conare), em Brasília. Segundo o Conare, os haitianos não se enquadram na situação de refugiados e por isso o Ministério da Justiça concede um protocolo de "ajuda humanitária", que garante a eles direito de transitar pelo Brasil e adquirir Carteira de Trabalho, com validade de 90 dias, que pode ser renovada.
O porta-voz do Comitê dos haitianos, em Tabatinga, Ernesto Casseus, cobra do Governo Federal uma decisão clara quanto ao tipo de ajuda humanitária que está sendo proposta a eles já que, ao chegarem ao Brasil, vivem em condições desumanas. Ainda segundo ele, a pouca comida doada pela Igreja Católica precisa ser dividida, falta espaço para dormir e até mesmo para fazer a higiene pessoal.

Neste ano, cerca de 1500 haitianos foram registrados pelo comitê. Alguns já estão na cidade há mais de três meses esperando pela entrevista na delegacia da Polícia Federal. No ano passado, três mutirões de atendimento foram realizados na delegacia com ajuda de agentes de Manaus, mas a demanda volta a aumentar com a chegada de novos haitianos em Tabatinga.

O prefeito do município, Saul Nunes Bemerguy, informou que pouco pode fazer pelos estrangeiros já que não recebe nenhum tipo de ajuda dos governos estadual e federal para esse tipo de situação.  "É um percentual muito alto de pessoas pobres, e não damos conta. Se tivermos um projeto, uma ajuda estadual e federal, estamos a disposição para colaborar no que for necessário", disse o prefeito.

Em 2010, a delegacia da Polícia Federal encaminhou 456 solicitações de pedido de refúgio dos haitianos ao Conare. Em 2011, foram 1.898, três vezes mais que no ano anterior.
Visto
O Ministério da Justiça divulgou, nesta sexta-feira (6), que 1,6 mil haitianos, que entraram ilegalmente no país, tiveram sua situação regularizada após a emissão de vistos humanitários em 2011.
Segundo o MTE, 634 haitianos receberam o visto entre janeiro e setembro de 2011 -- último período com dados analisados e concluídos pelo ministéro. Destes, 397 estão no Amazonas, 207 no Acre, 14 em São Paulo, três no Tocantins e 13 em outros estados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário