MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Liesa anuncia mudanças na apuração do Grupo Especial do RJ

 

Segundo as novas regras, o número de jurados diminuiu de 50 para 40.
Além disso, a partir de agora, 9 será a nota mínima permitida.

Do RJTV
A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) anunciou, nesta quinta-feira (5), mudanças na apuração dos desfiles do Grupo Especial. De acordo com as novas regras, o número de jurados diminuiu de 50 para 40. Além disso, a partir de agora, 9 será a nota mínima permitida, e só a nota mais baixa será descartada.
O presidente da Liesa, Jorge Castanheira, informou, ainda, que foram criados subquesitos.
“Por exemplo, o quesito samba-enredo é dividido entre letra e melodia. Mestre-sala e porta-bandeira é dividido em indumentária, que é fantasia, e dança. Então, cada um deles tem a sua pontuação”, explicou Jorge Castanheira.
Jorge Castanheira acompanhou o prefeito Eduardo Paes durante uma visita à Cidade do Samba, na Gamboa, na Zona Portuária, nesta quinta-feira. Paes visitou os barracões, onde o carnaval já começa a tomar forma.
  •  
Eduardo Paes foi conferir os preparativos para o desfile deste ano (Foto: Foto: BethSantos/Divulgação Prefeitura do Rio)Eduardo Paes foi conferir os preparativos para o desfile (Foto: Foto: BethSantos/Divulgação Prefeitura do Rio)

No entanto, o trabalho não é só nos galpões das escolas de samba, operários ainda ajudam a reconstruir os barracões da Grande Rio, Portela e União da Ilha, atingidos por um incêndio em fevereiro do ano passado. O acidente afetou diretamente o desfile dessas agremiações, que não receberam notas dos julgadores e, por consequência, não foram rebaixadas em 2011. Por isso, este ano o desfile do Grupo Especial terá 13 escolas de samba, uma a mais do que o normal.

Por causa dos estragos, os barracões da Portela e da União da Ilha foram parcialmente demolidos e recuperados. Para não atrasar os preparativos para o carnaval, as duas escolas de samba passaram a ocupar um espaço próximo à Cidade do Samba. A mais afetada no incêndio, a Grande Rio se mudou para o barracão 7, onde funcionavam as oficinas.

Obras no Sambódromo estão em ritmo aceleradoEnquanto isso, cerca de 600 operários correm contra o tempo para deixar o Sambódromo pronto para o carnaval deste ano. Nesta quinta-feira, foi concluído o recapeamento da pista, e no próximo domingo (8) já tem ensaio técnico. No entano, ainda faltam concluir as novas arquibancadas, a previsão é que a nova Passarela do Samba fique pronta no dia 12 de fevereiro.
“É igual a preparar o carnaval de escola de samba, vamos estar com tudo pronto na última hora mesmo, mas está bem encaminhado. A obra está indo super bem, vai ficar fantástico e será um carnaval diferente por esse visual do Sambódromo”, disse o prefeito Eduardo Paes.

A Passarela do Samba vai finalmente ter a cara do projeto original do arquiteto Oscar Niemeyer.
Com arquibancadas em toda a extensão dos dois lados, o sambódromo vai ganhar 12,5 mil lugares a mais, e novos camarotes, que já estão quase prontos.
A grande reforma realizada no sambódromo pode ser resumida da seguinte forma: tudo que existe de um lado da Marquês de Sapucaí está sendo construído do outro, como se fosse um espelho, mas com algumas diferenças. Os camarotes terão varanda e vão ocupar dois andares em cada um dos quatro blocos de arquibancadas e frisas que vão surgir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário