MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 8 de janeiro de 2012

Licitação do projeto da praia de Matinhos vai ser aberta no dia 23

 

Empresa que vencer a concorrência terá prazo para fazer detalhamentos.
Problema que afeta o litoral do PR já destruiu ruas, calçadas e imóveis.

Do G1 PR
A licitação do projeto executivo de engenharia das obras de engorda da praia de Matinhos, no Paraná, vai ser aberta no dia 23 de janeiro, de acordo com o Governo Estadual. O projeto compreende um trecho de 6,5 quilômetros, entre Caiobá e o balneário Flórida e vai garantir a proteção da orla contra erosão marítima.
Segundo o Instituto Água do Paraná (ÁguasParaná) a empresa que vencer a concorrência, na modalidade técnica e preço, no valor de R$ 900 mil, terá até seis meses de prazo para fazer o detalhamento dos projetos e poderá apresentar sugestões técnicas e alternativas para resolver o problema que afeta a região e já destruiu ruas, calçadas e imóveis.
“Somente a partir da conclusão do projeto executivo teremos a noção exata dos custos envolvidos neste projeto e do prazo necessário para executar a obra de forma que ela perdure por muitos anos”, explicou o presidente do ÁguasParaná, Márcio Nunes.
Praia de Matinhos (Foto: Chuniti Kawamura/AENoticias)Projeto prevê melhorias entre Caiobá e o Balneário Flórida (Foto: Chuniti Kawamura/AENoticias)
O projeto prevê a junção de três medidas distintas: a engorda da faixa de areia da praia, para os veranistas; o enroscamento pesado (guias de corrente e headlands), para reter a areia depositada na praia; e o projeto arquitetônico e paisagístico, que vai harmonizar o conjunto resultante das obras. Haverá uma macrodrenagem da região, com atenção especial para as saídas dos canais da Avenida Paraná e do Rio Matinhos, além de considerar a ação das correntes marítimas.
Os recursos para as obras devem sair de pelo menos três fontes: do governo federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e de emendas coletivas de deputados federais paranaenses ao Orçamento da União; do tesouro estadual e ainda recursos de compensação financeira por danos ambientais produzidos por projetos de grandes empresas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário