MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 21 de janeiro de 2012

IPVA pode ser pago com cartão de crédito e em quatro parcelas no Ceará


Sefaz informa que inadimplência caiu; economista alerta para cuidados.
Base de cálculo, o valor de mercado do veículo, diminuiu em média 10%.

Do G1 CE, com informações da TV Verdes Mares

Os motoristas já estão recendo os boletos do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotor (IPVA) no Ceará e podem observar algumas novidades, como novas formas de pagamento. Este ano, o governo do estado decidiu aumentar de três para quatro parcelas o financiamento do IPVA e liberou o pagamento no cartão de crédito. A base de cálculo do imposto, que é o valor de mercado do veículo, também diminuiu, em média 10%.
Mas antes de decidir a forma de pagamento, é importante analisar os benefícios. O economista Marcelo Menezes alerta para o pagamento por meio de cartão de crédito. “Se você não é uma pessoa muito disciplinada com relação a esse cartão, não é recomendável. Porque se você não pagar o cartão na época do pagamento, você pode cair em um rotativo, em que o juro chega a ser 14% ao mês”, explica.
Quem optar pelo parcelamento do imposto, a primeira parcela vence em 16 de fevereiro. Até lá, o contribuinte pode circular com o veículo apenas com o comprovante do IPVA do ano passado. Depois disso, é considerado uma infração gravíssima, em que o veículo é recolhido, o motorista é multado em R$ 191, além de ganhar dez pontos na carteira de habilitação.
Em 2011, o estado deixou de arrecadar cerca de R$ 31 milhões com a inadimplência. Mas, segundo a Secretaria da Fazenda, o percentual de inadimplentes vem caindo: passou de 13% em 2010, para 8,3% em 2011.
No Ceará foram emitidos quase dois milhões de boletos de IPVA. A frota de veículos é a 7ª maior do país. Com o imposto em mãos, o funcionário público Dhário Savanne poderia pagar até o final do mês de uma vez só e ganhar desconto, mas preferiu parcelar. “Você coloca na balança. Tem escola de criança, tem plano de saúde, a própria manutenção do carro... Para pagar de uma vez não dá”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário