MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Instituto do Câncer de SP inaugura hospital para atendimentos rápidos

 

Pacientes recebem o tratamento e são liberados em seguida.
Instituto inaugura também um centro de pesquisa.

Do G1 SP
O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) inaugurou nesta terça-feira (10) um espaço para atendimentos rápidos. No mesmo prédio, foi inaugurado um centro de pesquisa.
No hospital dia, o paciente recebe tratamento e já é liberado. “Ele continua no conforto da sua casa, vem até o hospital, recebe as medicações que necessita e volta para casa ao final do dia”, afirmou o diretor do Icesp, Paulo Hoff.
Maria Lucinda de Souto Habib, que tem leucemia, foi ao Icesp só para tomar uma medicação para reforçar a imunidade. “É bem melhor do que ficar internada. Mesmo assim, se precisar ficar internada, eu fico com o maior amor porque são todos muito humanos aqui”, disse a paciente.
Por enquanto, o novo setor tem 22 leitos. Até o final do ano, vai ganhar mais 23. Na inauguração, o governador Geraldo Alckmin lembrou que o Instituto do Câncer foi eleito, pelos pacientes, o melhor hospital do SUS do estado. “100% do atendimento gratuito através do SUS é um orgulho de São Paulo, aqui no topo da medicina", disse.
O Icesp também vai avançar no estudo da doença. O novo centro de pesquisa do instituto foi inaugurado. Os pacientes com câncer que normalmente não tem mais opção de tratamento podem participar das pesquisas realizadas. Na sala de quimioterapia, eles recebem medicamentos que ainda estão sendo testados.
“É uma grande esperança para os pacientes. Muitos dos estudos oferecem medicamentos em situações onde a gente não teria nada para oferecer pro paciente”, disse a coordenadora médica da pesquisa, Rachel Reichelmann.

Só participa da pesquisa o paciente que é indicado por um médico e que concorda em tomar um remédio que ainda está em fase de testes. Faz um ano que o aposentado Faustino Marques Andrade aceitou participar do experimento de um novo medicamento contra câncer de pulmão. “Se eu não viesse para cá, acho que tinha até morrido. Agora tenho esperança.”
Faustino faz parte do grupo de 240 pacientes que a cada ano passam por tratamentos experimentais no Icesp. Com o novo centro de pesquisa, o Hospital do Câncer vai poder dobrar esse número. O Icesp vai receber só neste ano 15 mil novos pacientes em busca do atendimento que é referência em oncologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário